Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2815

Título: Formação inicial de professores e tecnologias
Autor: Silva, Fátima
Miranda, Guilhermina Lobato
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Tecnologias
Ano de Estágio
Issue Date: 2005
Citação: Silva, F. e Miranda, G. L.(2005). Formação Inicial de Professores e Tecnologias. Actas Challenges 2005 – IV Conferência Internacional em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (pp. 593-606). Braga: Centro de Competências Séc. XXI da Universidade do Minho.
Resumo: A Formação Inicial de Professores é um dos pontos para onde convergem inevitavelmente as questões sobre a vida escolar. Nela deveriam lançar-se os alicerces para a construção do perfil do professor necessário a cada sistema de ensino, de acordo com o contexto e as características específicas de cada sociedade. É neste sentido que este artigo, fundamentado nos resultados obtidos na investigação no âmbito da Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, na área de Tecnologias da Educação, aborda a Formação Inicial de Professores. Pretende-se, por um lado, reflectir sobre a sua importância na construção da profissionalidade docente integrada na hoje chamada "Sociedade da Aprendizagem", por outro lado, este trabalho tem como objectivo analisar a ligação entre os saberes formais no domínio das tecnologias adquiridos em instituições de ensino superior e o início da actividade docente. Tratando-se de um estudo exploratório, cujo público-alvo foram 501 estagiários dos cursos do Ramo Educacional e das Licenciaturas em Ensino, colocados no ano escolar de 2002-2003 em Escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário da área geográfica da Direcção Regional de Educação de Lisboa, construíram-se instrumentos de recolha de dados (entrevistas e questionário), fundamentados pela revisão da literatura e pela análise da legislação, que possibilitassem identificar os seus conhecimentos em tecnologias e as fontes desses conhecimentos, a utilização que fazem dos recursos tecnológicos, os motivos que as fundamentam e as suas percepções sobre a adequação das tecnologias ao ensino e à aprendizagem. Os resultados obtidos espelham, assim, o estádio em que se encontra a utilização das tecnologias na Formação Inicial de professores, sendo aqui complementados com conclusões de outros estudos realizados sobre o mesmo tema.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/2815
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Formação Inicial Tecnologias Fátima.Guilhermina.2005.pdf4,55 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia