Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2815

Título: Formação inicial de professores e tecnologias
Autor: Silva, Fátima
Miranda, Guilhermina Lobato
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Tecnologias
Ano de Estágio
Issue Date: 2005
Citação: Silva, F. e Miranda, G. L.(2005). Formação Inicial de Professores e Tecnologias. Actas Challenges 2005 – IV Conferência Internacional em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (pp. 593-606). Braga: Centro de Competências Séc. XXI da Universidade do Minho.
Resumo: A Formação Inicial de Professores é um dos pontos para onde convergem inevitavelmente as questões sobre a vida escolar. Nela deveriam lançar-se os alicerces para a construção do perfil do professor necessário a cada sistema de ensino, de acordo com o contexto e as características específicas de cada sociedade. É neste sentido que este artigo, fundamentado nos resultados obtidos na investigação no âmbito da Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, na área de Tecnologias da Educação, aborda a Formação Inicial de Professores. Pretende-se, por um lado, reflectir sobre a sua importância na construção da profissionalidade docente integrada na hoje chamada "Sociedade da Aprendizagem", por outro lado, este trabalho tem como objectivo analisar a ligação entre os saberes formais no domínio das tecnologias adquiridos em instituições de ensino superior e o início da actividade docente. Tratando-se de um estudo exploratório, cujo público-alvo foram 501 estagiários dos cursos do Ramo Educacional e das Licenciaturas em Ensino, colocados no ano escolar de 2002-2003 em Escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário da área geográfica da Direcção Regional de Educação de Lisboa, construíram-se instrumentos de recolha de dados (entrevistas e questionário), fundamentados pela revisão da literatura e pela análise da legislação, que possibilitassem identificar os seus conhecimentos em tecnologias e as fontes desses conhecimentos, a utilização que fazem dos recursos tecnológicos, os motivos que as fundamentam e as suas percepções sobre a adequação das tecnologias ao ensino e à aprendizagem. Os resultados obtidos espelham, assim, o estádio em que se encontra a utilização das tecnologias na Formação Inicial de professores, sendo aqui complementados com conclusões de outros estudos realizados sobre o mesmo tema.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/2815
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Formação Inicial Tecnologias Fátima.Guilhermina.2005.pdf4,55 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia