Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2830

Título: No caminho das novas oportunidades : dinâmicas e auto-avaliação de um centro
Autor: Santos, Carmen Rita Carvalho, 1986-
Orientador: Gomes, Fernanda Maria Gouveia da Veiga
Palavras-chave: Programa Novas Oportunidades
Avaliação em educação
Validação de competências
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Para concluir o Mestrado em Ciências da Educação realizei o presente relatório, que dá a conhecer o caminho percorrido desde Outubro de 2009 até ao final de Junho de 2010, num estágio feito no Centro de Novas Oportunidades do Concelho de Sesimbra. Tendo como objectivo principal, a integração nas dinâmicas de um Centro de Novas Oportunidades, mais concretamente no pólo do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e nas questões de auto-avaliação dos mesmos, participei em todas as actividades propostas. Assim, envolvi-me nas actividades de divulgação do Centro de modo a conhecer os problemas levantados e participei ainda nos momentos de Diagnóstico e Reconhecimento; na reformulação de instrumentos de Diagnóstico e na implementação do projecto de auto-avaliação do Centro de Novas Oportunidades. Para cumprir as tarefas propostas durante estágio, colaborei com os elementos que compõem a equipa técnico-pedagógica do Centro, recorri aos conhecimentos adquiridos durante a Licenciatura em Ciências da Educação e procedi a pesquisas sobre os Centros de Novas Oportunidades. Neste contexto, também foi importante para as minhas reflexões, a pesquisa sobre a relação existente entre o conceito de competência, tal e qual é concebido no século XXI, e a Iniciativa Novas Oportunidades. O balanço que faço do caminho percorrido é positivo pois integrei-me numa realidade que me era estranha até aqui, chegando mesmo a executar todas as funções inerentes ao trabalho de uma profissional de RVC, de forma autónoma e nunca colocando de parte a necessidade de manter um “olho crítico”.
In order to conclude the Masters Degree of Science of Education I have written the present paper illustrating the path followed from October of 2009 to the end of June of 2010 as a trainee in a Centre for New Opportunities located in Sesimbra. Having as the main goal the integration into the dynamics of the Centre for New Opportunities, specifically in the pole of Recognition; Validation and Certification of Skills and issues of self-evaluation, I took part in all of the activities proposed to enable my academic goals. In this way, I got involved in the dissemination activities of the centre in order to become aware of the problems raised; in the monitorization of adults in times of Diagnosis and Recognition; in the recast of the Diagnostic’s instruments and in the implementation of the self-evaluation project of the Centre for New Opportunities To fulfill the tasks proposed during the internship, I resorted to the elements that make up the technical and pedagogical staff of the Centre, I have also resorted to the knowledge acquired during the Bachelor of Science in Education and to the research carried out on the Centers for New Opportunities In this context it was also important for my reflections, a research on the relationship between the concept of competence, just as it is conceived in the twenty-first century, and the New Opportunities Initiative. The balance of the path done proves to be positive as I have instated myself into a reality that was foreign to me, performing even all the inherent duties of a RVC Professional, independently and never putting aside the need to maintain my "critical eye".
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2830
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037604_tm_tese.pdfTese876,13 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037604_tm_Anexo1_Instrumentos de Diagnóstico-Grelha de Perfil do Candidato.pdfAnexo 1161,34 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037604_tm_Anexo2_Plano de Desenvolvimento Pessoal.pdfAnexo 2155,38 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037604_tm_Anexo3_Sessão de Divulgação do CNO do CREF.pdfAnexo 3394,16 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037604_tm_Anexo4_Esquema de Acolhimento no CNO do CREF.pdfAnexo 494,91 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037604_tm_Anexo5_Guião da História de Vida Adaptado.pdfAnexo 586,79 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037604_tm_Anexo6_Ficha de Reflexão de Nível B1.pdfAnexo 6213,98 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037604_tm_Anexo7_Ficha de Trabalho de Linguagem e Comunicação.pdfAnexo 735,32 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037604_tm_Anexo8_Ficha de Trabalho de Matemática para a Vida.pdfAnexo 8265,45 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037604_tm_Anexo9_Regimento da Equipa de Auto-AValiação do CNO do CREF.pdfAnexo 930,14 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037604_tm_Anexo10_Questionrios CAF.pdfAnexo 10330,91 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia