Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2830
Title: No caminho das novas oportunidades : dinâmicas e auto-avaliação de um centro
Author: Santos, Carmen Rita Carvalho, 1986-
Advisor: Gomes, Fernanda Maria Gouveia da Veiga
Keywords: Programa Novas Oportunidades
Avaliação em educação
Validação de competências
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Defense Date: 2010
Abstract: Para concluir o Mestrado em Ciências da Educação realizei o presente relatório, que dá a conhecer o caminho percorrido desde Outubro de 2009 até ao final de Junho de 2010, num estágio feito no Centro de Novas Oportunidades do Concelho de Sesimbra. Tendo como objectivo principal, a integração nas dinâmicas de um Centro de Novas Oportunidades, mais concretamente no pólo do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e nas questões de auto-avaliação dos mesmos, participei em todas as actividades propostas. Assim, envolvi-me nas actividades de divulgação do Centro de modo a conhecer os problemas levantados e participei ainda nos momentos de Diagnóstico e Reconhecimento; na reformulação de instrumentos de Diagnóstico e na implementação do projecto de auto-avaliação do Centro de Novas Oportunidades. Para cumprir as tarefas propostas durante estágio, colaborei com os elementos que compõem a equipa técnico-pedagógica do Centro, recorri aos conhecimentos adquiridos durante a Licenciatura em Ciências da Educação e procedi a pesquisas sobre os Centros de Novas Oportunidades. Neste contexto, também foi importante para as minhas reflexões, a pesquisa sobre a relação existente entre o conceito de competência, tal e qual é concebido no século XXI, e a Iniciativa Novas Oportunidades. O balanço que faço do caminho percorrido é positivo pois integrei-me numa realidade que me era estranha até aqui, chegando mesmo a executar todas as funções inerentes ao trabalho de uma profissional de RVC, de forma autónoma e nunca colocando de parte a necessidade de manter um “olho crítico”.
In order to conclude the Masters Degree of Science of Education I have written the present paper illustrating the path followed from October of 2009 to the end of June of 2010 as a trainee in a Centre for New Opportunities located in Sesimbra. Having as the main goal the integration into the dynamics of the Centre for New Opportunities, specifically in the pole of Recognition; Validation and Certification of Skills and issues of self-evaluation, I took part in all of the activities proposed to enable my academic goals. In this way, I got involved in the dissemination activities of the centre in order to become aware of the problems raised; in the monitorization of adults in times of Diagnosis and Recognition; in the recast of the Diagnostic’s instruments and in the implementation of the self-evaluation project of the Centre for New Opportunities To fulfill the tasks proposed during the internship, I resorted to the elements that make up the technical and pedagogical staff of the Centre, I have also resorted to the knowledge acquired during the Bachelor of Science in Education and to the research carried out on the Centers for New Opportunities In this context it was also important for my reflections, a research on the relationship between the concept of competence, just as it is conceived in the twenty-first century, and the New Opportunities Initiative. The balance of the path done proves to be positive as I have instated myself into a reality that was foreign to me, performing even all the inherent duties of a RVC Professional, independently and never putting aside the need to maintain my "critical eye".
Description: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2830
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.