Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2840
Título: Construção de um plano de formação para a equipa técnico-pedagógica : a realidade do Centro de Novas Oportunidades da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Autor: Ribeiro, Maria Araújo Monteiro Cazenave, 1987-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos
Validação de competências
Formação profissional contínua
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: O presente Relatório enquadra-se no estágio realizado no Centro de Novas Oportunidades (CNO) da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL), para a conclusão do Mestrado em Ciências da Educação, especialização Formação de Adultos. O CNO centra a sua intervenção em dois eixos: Acolhimento, Diagnóstico e Encaminhamento (ADE) e o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Para o cumprimento das suas finalidades, dispõe de uma equipa técnico-pedagógica, que engloba diversos actores educativos, com diferentes funções e com dois objectivos comuns: Encaminhar candidatos para ofertas educativas e formativas, por um lado, Validar e Certificar Competências, por outro. É sobre esta ETP que incide o meu Projecto de Estágio, enquadrado na promoção da avaliação externa dos CNO, através da adaptação do modelo Common Assessment Framework (CAF). Como tal, cada CNO teve de fazer a sua própria autoavaliação, redigindo um relatório e, posteriormente, elaborar um Plano de Acções de Melhoria. Neste Plano, são apresentadas áreas de melhoria do Centro, sendo que uma delas se centra na realização de um Plano de Formação para a ETP do CNO, constituindo-se no principal objectivo do meu projecto de estágio. Assim, neste trabalho proponho-me conhecer e analisar a instância educativa, e tudo o que lhe está inerente, para através de um diagnóstico de situação, elaborar um Plano de Formação que vá ao encontro das representações pessoais e profissionais e das necessidades que os elementos da ETP identifiquem. Tendo em atenção os objectivos propostos para este estudo, optou-se por realizar uma investigação qualitativa, utilizando diferentes técnicas de recolha de dados, com o objectivo de obter dados que permitam transformar tal área de melhoria numa potencialidade e oportunidade.
The following report is part of an internship training held at the Center for New Opportunieties (CNO) of Lisboa’s School of Tourism and Hospitality (EHTL) to complete my Master’s degree in Educational Sciences, specialization in Adult Education. The CNO focus it’s assistance on two areas: Reception, Diagnostic and Routing (ADE) and the process of Recognition, Validation and Certification of Competencies (RVCC). In order to follow this aims, has a technical-pedagogical staff, which includes several educational agents, with different function and with to common goals: Forward candidates to offer education and training on the one hand, and Validate and Certify Competencies, on the other. Is this team that focuses my Internship Project, supported the promotion of external evaluation of the CNO, by adapting the model Common Assessment Framework (CAF). As such, each CNO had to do their own self-assessment, writing a report and then prepare an Action Plan for Improvement. In this Plan, are shown improvement areas of the Centre, one of which focuses on carrying out a training plan for the ETP of the CNO, which is the main objective of my internship project. In order to achieve all this, in this work i propose to experience, understand and analyze the educational request in it’s essence, and use this study ti develop a Training Plan that satisfies the personal and professional needs identified by the elements of the ETP. Considering the goals of this study, I chose a qualitative researche, using different techniques for data collection, trough which may raise the possibility to convert that “area of improvement” in a real opportunity.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2840
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp037529_tm_tese.pdfTese981,03 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo1_Guião da Entrevista.pdfAnexo 141,82 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo2_Protocolos das entrevistas.pdfAnexo 2772,64 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo3_Analise de conteudo das entrevistas.pdfAnexo 3477,53 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo4_Reflexões Criticas da ETP.pdfAnexo 45,92 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo5_Análise de Conteúdo - RC.pdfAnexo 559,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo6_Apresentação dos dados - Reflexões Críticas.pdfAnexo 631,91 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo7_Relatorios de actividades do CNO da EHTL.pdfAnexo 7194,61 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo8_Planos estrategicos de intervençao do CNO da EHTL.pdfAnexo 8205,33 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo9_Plano Anual de Actividades da Escola de HTL - 2010.pdfAnexo 9859,56 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo10.1_Cronograma de Básico - REVISTO.xlsAnexo 10.140,5 kBMicrosoft ExcelVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo10.2_Cronograma de Secundário.xlsAnexo 10.240,5 kBMicrosoft ExcelVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo11_Balanços de Actividades do CNO da EHTL.pdfAnexo 111,53 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo12_Auto-avaliaçao do CNO-Modelo CAF.pdfAnexo 123,99 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo13_Organizaçao da analise do corpus das entrevistas....pdfAnexo 1315,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo14_Organizaçao da analise do corpus das reflexões....pdfAnexo 1415,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo15.1_Questionarios.pdfAnexo 15.1246,01 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo15.2_Guia do Candidato.pdfAnexo 15.2907,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037529_tm_anexo16_A Andragogia, Nova Arte de Formação.pdfAnexo 1626,66 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.