Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2841

Título: Ler com arte : estudo de caso com adultos em processo de alfabetização
Autor: Bruno, Ana Sofia, 1976-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Alfabetização de adultos
Literacia - Portugal
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: A investigação, situada no âmbito da educação de adultos, apresenta um estudo de caso sobre os impactos da aprendizagem da leitura e da escrita na vida quotidiana de um grupo de adultos em processo de alfabetização que participam no projecto Ler com Arte. O desenvolvimento da investigação pretende conhecer, analisar e reflectir sobre a forma como as aprendizagens realizadas por estes adultos em processo de alfabetização se concretizam nas diferentes situações quotidianas experienciadas e como estas podem constituir elementos transformadores do seu mundo. Neste sentido torna visível o impacto da alfabetização como instrumento da literacia, entendida como acção no mundo pessoal, social e cultural, assim como as suas consequências para o desenvolvimento da pessoa. A metodologia de investigação qualitativa recorre à análise de conteúdo dos dados recolhidos através de observação participante e de realização de entrevistas semi-estruturadas. A análise parte das perspectivas dos adultos em processo de alfabetização e incide na relação e inter-dependência entre as dimensões temáticas que se relacionam com as motivações/expectativas, os impactos da aprendizagem da leitura e da escrita nas práticas de literacia (usos e contextos) e as mudanças possibilitadas na sua vida pessoal e social. Os resultados mostram que as experiências que decorrem da aprendizagem da leitura e da escrita são positivas e têm importantes implicações na vida pessoal e social destes adultos, nomeadamente em relação à auto-estima, à confiança em si próprio, ao relacionamento inter-pessoal ou à resolução de problemas. Também possibilitam a participação num número crescente de práticas de literacia, de cariz mais utilitário e maioritariamente que impliquem a utilização da leitura, como a orientação e a deslocação na cidade, a comunicação inter-pessoal, a gestão das finanças domésticas ou a aquisição de bens de primeira necessidade.
This research on adult education presents a case study about the impacts of learning to read and write in the daily life of a group of adults undergoing a process of literacy participating in the project Read with Art. By developing this research it is our aim to know, analyze and reflect about the ways in which the learning achieved by these adults in a literacy process materialize in the different daily situations they experience and how these experiences may transform their world. Considering these aspects, this research presents some evidences of the impact of literacy, understood as action in the personal, social and cultural world, as well as its consequences to personal development. A qualitative approach was followed. The data were collected through participant observation and semi-structured interviews. Content analysis was used to analyze the collected data. The analysis parts from the perspectives of the adults in a literacy process and is centered in the interdependent relationship between the thematic dimensions related with motivations/expectations, the impacts of learning to read and write in the literacy practices (contexts and uses) and the changes produced in their personal and social lives. The findings show that the experiences arising from the writing and reading learning process have positive impacts and implications in these adults personal and social life, particularly concerning their self-esteem, self-confidence, inter-personal relations and problem solving. This process also makes possible their participation in a growing number of literacy practices, with a more utilitarian nature and implicating mainly the use of reading, such as orienting and moving in the city, inter-personal communication, management of household finances or the acquisition of basic goods.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2841
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037520_tm_tese.pdfTese561,9 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037520_tm_anexo1_Guião de Entrevista[1].pdfAnexo 1131,39 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037520_tm_anexo2_Trancrição de Entrevistas[1].pdfAnexo 2532,46 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037520_tm_anexo3_Registos de Observação Directa[1].pdfAnexo 3585,33 kBAdobe PDFView/Open
ulfp037520_tm_anexo4_Análise de Conteúdo de Entrevistas e de Registos de Observação Directa[1].pdfAnexo 4187,38 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia