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Título: A desistência em processos RVCC-NS : intervir para prevenir
Autor: Nunes, Paula Cristina Dias, 1965-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Desistência
Certificação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Este projecto de intervenção, desenvolvido no domínio das Ciências da Educação, especialização em Educação e Formação de Adultos, tem como objectivo diminuir o número de desistências em processos de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário, no Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária de Pedro Alexandrino. Os sistemas de reconhecimento, validação e certificação de competências, inscritos no quadro da Aprendizagem ao Longo da Vida que valoriza as aprendizagens em contextos diversos, formal, não-formal e informal, têm-se vindo afirmar na generalidade dos sistemas educativos de forma consistente ocupando um lugar fundamental na política educativa europeia e preenchendo uma vasta área de discussão no campo da Educação de Adultos. Em Portugal, o sistema de reconhecimento de competências é operacionalizado pela Iniciativa Novas Oportunidades que tem desenvolvido um grande esforço de mobilização da população registando-se uma crescente adesão por parte dos adultos que não completaram a escolaridade de nível básico ou secundário. No entanto, constata-se na generalidade dos centros, e no CNO em intervenção em particular, que muitos dos adultos, sobretudo no nível secundário, não terminam o processo de reconhecimento. Nesse sentido, abordar a problemática da desistência em processos de reconhecimento de competências, de nível secundário, permitirá uma intervenção mais objectiva contribuindo para o aumento do número de adultos que obtém a certificação no CNO em análise, promovendo-se desse modo a qualificação de adultos pouco escolarizados. Sendo esta uma situação que preocupa a equipa técnico-pedagógica do centro apresenta-se, depois de se terem diagnosticado os factores que enquadram o problema, um plano de actividades que, envolvendo todos os elementos da equipa, oferece vias de intervenção para abordar a preocupação em causa.
This intervention project, developed on the domain of the Education Sciences, in the specialization of Adults’ Education and Training, aims to decrease the number of dropout in processes of recognition, validation and certification of skills in secondary level, in Novas Oportunidades Centre from Escola Secundária Pedro Alexandrino. The systems of recognition, validation and certification of skills, inscribed on the Lifelong Learning perspective, which values the learning in several contexts, formal, non-formal and informal contexts, have became more powerful in the generality of educative systems, occupying a key place in the European educative politics and filling a wide area of discussion in the Adults’ Education field. In Portugal, the system of recognition of skills is leaded by Novas Oportunidades Initiative, which has developed a huge effort mobilizing the population, as it is confirmed by the increasing number of adults, who did not complete education level of primary or secondary, joining Novas Oportunidades Initiative. However, it is reported, in the generality of the centres and particularly in the Novas Oportunidades Centre in intervention, a lot of adults mostly from the secondary level, who do not finish the process of recognition. To broach the problem of the dropouts in process of recognition of skills, from secondary level, will allow a more objective intervention, contributing to increase the number of adults who obtain the certification in the Novas Oportunidades Centre in analysis, becoming possible to promote the qualification of poorly schooling adults. As this is a situation that concerns the technique and pedagogic team from the centre this project presents, after the factors connected to the problem have been diagnosed, a plan of activities which involves all the team members and offers ways of intervention to approach the issue in cause.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2849
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