Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/28640
Título: O papel dos jogos na motivação para a aprendizagem: O caso do ensino da Economia.
Autor: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cerdeira, Luísa
Cabrito, Belmiro
Palavras-chave: Formação docente
Didática da Economia
Jogos didáticos e de simulação
Aprendizagem
Motivação
Data: Dez-2016
Editora: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
Citação: Mucharreira, P. R., Cerdeira, L., & Cabrito, B. G. (2016). O papel dos jogos na motivação para a aprendizagem: O caso do ensino da Economia. In F. H. Veiga (Ed.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação – Motivação para o Desempenho Académico (pp. 152-166). Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.
Resumo: A investigação proposta, que se encontra ainda em desenvolvimento, situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Dewey, 1933; Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Complementarmente, procurar-se-á compreender se o recurso a estas metodologias ativas poderá contribuir para um incremento da motivação e aprendizagens dos alunos. Quanto à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Pretende-se apresentar resultados preliminares resultantes da aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores, utilizando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território nacional. A amostra resulta do acesso a uma base de dados de emails cedida por uma organização educativa sem fins lucrativos. O recurso à aplicação dos questionários teve em vista avaliar as diferentes dimensões de um esquema relacional proposto para a investigação através do desenvolvimento de equações estruturais, recorrendo-se, para este efeito, ao programa SPSS para tratamento dos dados. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/28640
ISBN: 978-989-8753-34-2
Versão do Editor: http://www.ie.ulisboa.pt/investigacao/publicacoes/envolvimento-dos-alunos-na-escola-perspetivas-da-psicologia-e-educacao-motivacao-para-o-desempenho-academico/
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Book_Chapter_EBOOK_CIEAE2016_Envolvimento_dos_alunos_na_escola_Mucharreira_Cerdeira_Cabrito.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.