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Título: Atitudes dos Jovens Alunos Face a Si Próprios e ao Ambiente: Um Projeto de Investigação
Autor: Martins, Maria da Conceição
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Atitudes dos jovens face a si próprios
Atitudes dos jovens face ao ambiente
Autoconceito
Educação ambiental
Data: 2016
Editora: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
Citação: Martins, M. C., & Veiga, F. H. (2016). Atitudes dos jovens alunos face a si próprios e ao ambiente: Um projeto de investigação. In F. H. Veiga (Org.), A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, . . . S. N. Caldeira, Livro de Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 986-1002). Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.
Resumo: Enquadramento Conceptual: O estudo das atitudes face ao ambiente tem vindo a ganhar notoriedade nos últimos anos, à medida que os problemas ambientais se agravam. Contudo, os estudos empíricos referem a necessidade de aprofundamento das investigações. Entender a imagem que os jovens têm de si próprios poderá contribuir para a melhoria do ensino e da educação ambiental. O projeto de tese de doutoramento que nos encontramos a realizar visa encontrar respostas para o seguinte Problema de investigação: Como se caracterizam as atitudes dos jovens alunos face a si próprios (autoconceito) (AFSP) e face ao ambiente (AFA), como se relacionam entre si estas variáveis e quais os seus fatores? Objetivos: (a) Descrever as AFSP e as AFA; (b) Identiicar a existência e a natureza das relações entre o autoconceito e as AFA; (c) Identiicar as variáveis independentes que predizem os resultados da variável dependente. Metodologia: Quantitativa, com utilização do SPSS e realização de análises correlacionais e diferenciais. A amostra será constituída por cerca de 1200 estudantes, de ambos os sexos, do 7.º, 9.º e 11.º ano de escolaridade, metade do interior (Bragança) e metade do litoral (Caldas da Rainha). Os dados serão recolhidos através de um inquérito que inclui os instrumentos: “Environmental Attitude Inventory” (EAI- 24), de Milfont e Duckitt (2010), Escala de Atitudes dos Jovens Face ao Ambiente, de Martins e Veiga (2001), e Escala “Autoconcepto Forma 5” (AF5), de García e Musitu (2014). Resultados: Espera-se que os resultados permitam proceder à caracterização das atitudes analisadas e encontrar relações consistentes entre o autoconceito e as AFA, assim como obter informação que permita entender os fatores de que dependem.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/28683
ISBN: 978-989-8753-35-9
Versão do Editor: http://cieae.ie.ul.pt/2016/?page_id=1608
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