Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/28726
Título: Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática
Autor: Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
Branco, Neusa
Palavras-chave: Explorações
Investigações
Prática lectiva
Números racionais
Pensamento algébrico
Explorations
Investigations
Teaching practice
Rational numbers
Algebraic thinking
Data: 2012
Citação: Ponte, J. P., Quaresma, M., & Branco, N. (2012). Tarefas de exploração e investigação na aula de Matemática. Educação Matemática Em Foco, 1(1), 9-29.
Resumo: Neste artigo procuramos mostrar que, em termos curriculares, as explorações e investigações matemáticas podem ser integradas no dia a dia da sala de aula de Matemática em vez de constituírem um trabalho periférico. Tendo por base dois episódios, um relativo à aprendizagem inicial dos números racionais no 5.º ano e outro relativo à aprendizagem da linguagem algébrica no 7.º ano, mostramos como tarefas deste tipo podem ser apresentadas aos alunos tendo em atenção a necessária interpretação, proporcionar momentos significativos de trabalho autónomo, e conduzir a discussões coletivas muito participadas. Deste modo, são tarefas que proporcionam um funcionamento da sala de aula com características inovadoras em relação ao ensino convencional baseado na exposição de conceitos e procedimentos, apresentação de exemplos e prática de exercícios, e com resultados muito mais positivos em termos de aprendizagem.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/28726
ISSN: 1981-6979
Versão do Editor: http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/revistas/
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ponte, Quaresma, Branco EMEF 2012.pdf837,03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.