Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/28778
Título: Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula
Autor: Quaresma, Marisa
Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional
Estudo de aula
Comunicação
Raciocínio
Tarefa
Task
Professional development
Lesson study
Communication
Reasoning
Data: 2015
Citação: Quaresma, M., & Ponte, J. P. (2015). Comunicação, tarefas e raciocínio: Aprendizagens profissionais proporcionadas por um estudo de aula. Zetetiké, 23(44), 297-310.
Resumo: Analisamos as aprendizagens sobre tarefas, comunicação e modo de promover os processos de raciocínio matemático dos alunos feitas num estudo de aula por uma professora do 5.º ano. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista individual e outra em grupo focal e da reflexão final da professora. O estudo de aula, conjugando o conhecimento proveniente da investigação com o conhecimento experiencial dos professores, realizado num contexto colaborativo e explorando situações de reflexão sobre a prática relativamente à comunicação em sala de aula e aos raciocínios por vezes inesperados dos alunos, representou um contexto favorável para o desenvolvimento profissional da professora, nomeadamente sobre questões relacionadas com a comunicação, as tarefas e os processos de raciocínio no ensino-aprendizagem da Matemática.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/28778
Versão do Editor: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/index
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Quaresma, Ponte Zetetike 2015.pdf553,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.