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Título: Percurso formativo dos cursos EFA-NS : uma dinâmica global ou um referencial problematizador
Autor: Duarte, Susana Maria Ferreira, 1966-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O quadro conceptual que orientou este trabalho parte de um estudo desenvolvido na área da Educação de Adultos pouco escolarizados, inserido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação A investigação teve como principal objectivo a análise das lógicas de acção inerentes a dois Centros de Formação, perante a não validação de uma UFCD Tecnológica e as implicações do processo na obtenção da dupla certificação, no que se refere aos Cursos EFA NS, frequentados por adultos pouco escolarizados Na análise, tenta-se compreender de que modo o referencial de formação e as orientações políticas definidas a nível nacional influenciam as práticas de educação e formação de adultos a nível local e que reflexo as metodologias dos actores envolvidos são passíveis de condicionar ou potenciar o processo de reconhecimento e validação de competências no adulto e consequente obtenção da dupla certificação. Simultaneamente faz-se uma análise da organização e funcionamento dos dois Centros de Formação procurando-se reflectir sobre os efeitos das suas políticas nos domínios formativos, profissionais e pessoais, da vida dos adultos. A análise comparativa do dispositivo relativa aos dois Centros de Formação permitiu-nos identificar a diferença de lógicas na actuação das duas entidades formativas, verificar a complexidade do processo de validação de competências e as tensões que lhe estão subjacentes. Elementos que têm repercussões na organização e funcionamento do processo, nas metodologias, nos instrumentos, nas funções dos técnicos das equipas de trabalho, nas representações dos formadores e no resultado final do processo junto dos adultos. Embora se reconheça que esta nova oferta formativa apresenta elementos pertinentes e inovadores no campo da Educação de Adultos, a realização deste estudo, submete-nos a algumas reflexões no que respeita à organização e às políticas de actuação das instituições, pelo que, considerámos ser importante sensibilizar os responsáveis pela organização da formação de adultos para determinadas questões, tecendo algumas sugestões e apontando caminhos alternativos.
The conceptual framework underlying this work is the result of a study on poorly schooled adults carried out within the scope of the Master’s Course in Science Education. The research aims to analyze the rationale behind decisions by two Training Centres when a short training course module in Technology is not validated and the implications of this non-validation in terms of obtaining double certification. The study focuses on Courses for Adults, secondary school level (Cursos EFA NS) attended by unschooled adults. Our objective is to understand how the training referential and the national guidelines influence training practices and adult training locally and how far the methods used by those involved condition or enhance the recognition and validation of skills and the subsequent obtaining of double certification. We will simultaneously assess the organization and functioning of both Training Centres as well as consider the effects of their policies on the training and professional and personal lives of the above mentioned adults. The comparative assessment of both Training Centres has allowed us to not only identify differences in terms of their rationale but also understand the complexity of the skills validation process and its underlying tensions. These elements influence the process organization and development, the methods and tools used, the work of the technicians within the work teams, the trainers’ representation and the end result for the adults. Although we acknowledge that this new type of training is relevant and innovative within the field of Adult Education, this study has forced us to warrant some reflection in what concerns the institutions’ organization and policies. Therefore, we emphasize the need to raise awareness of those responsible for adult training to certain issues, to offer suggestions and alternative solutions.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2910
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