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Título: A investigação-acção e a mudança no Movimento da Escola Moderna : um estudo de caso
Autor: Mestre, Luís Filipe Batista, 1978-
Orientador: Caetano, Ana Paula, 1962-
Palavras-chave: Investigação-acção
Desenvolvimento profissional - Portugal
Movimento da Escola Moderna
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O Movimento da Escola Moderna português, como uma comunidade de práticas e, uma vez que se revê no campo teórico seleccionado, serviu como contexto deste estudo. O marco teórico que orientou esta investigação dá relevo ao conhecimento actual mais importante em áreas do saber complementares neste processo científico. Referimo–nos, em primeiro lugar, à Investigação–Acção e à Formação Colaborativa, onde se teve em atenção o isomorfismo pedagógico. E, em segundo lugar, ao Desenvolvimento Profissional e à Mudança. Pretendia–se com o presente estudo compreender o papel da Investigação–Acção na mudança de perspectivas e práticas de cinco professores, no âmbito de um projecto de formação contínua sobre o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna no primeiro ciclo. Para isso, entrevistaram–se os referidos professores formandos em dois momentos distintos do processo formativo. No início do processo formativo em estudo realizou–se uma entrevista de grupo, já no segundo, no fim da formação, foram realizadas entrevistas individuais. Paralelamente analisaram–se também alguns instrumentos de pilotagem da formação, incluindo os portfolios individuais produzidos. Assim, concluiu–se que, os processos de Investigação–Acção desencadeados revelaram–se importantes nas mudanças realizadas ao nível das perspectivas e das práticas dos professores formandos. Na medida em que ao se ter caracterizado como um processo de Investigação–Acção credível e válido, contribuiu para tornar mais sistemática e rigorosa a análise do trabalho realizado por os professores do Movimento da Escola Moderna, tal como permitiu problematizar e aprofundar o modelo pedagógico do dito movimento. E, como consequência de todo esse processo, pode–se também afirmar que os professores envolvidos desenvolveram boas competências investigativas, afirmando–se, igualmente, como agentes autónomos, responsáveis e participantes activos no seu próprio processo de investigação e formação.
The Movimento da Escola Moderna português, as a community of practices and, since it sees itself in the selected theoretical field, has been the context of this study. The theoretical landmark which has guided this investigation emphasizes the actual knowledge more important in complementary knowledge areas in this scientific process. In the first place, we refer to the Action Research and to the Collaborative Training, where it was beard in mind the pedagogical isomorfism. And, in the second place, we refer to the professional development and to change. With the present study, it was intended to understand the role of the Action Research in the change of the perspectives and practices of five teachers, in the scope of a continuous training project on the pedagogical model of the Movimento da Escola Moderna at the first cycle. In order to do that, the graduating teachers already mentioned were interviewed at two different moments of the formative process. At the beginning of the formative process in study it was performed a group interview. And at the second moment, at the end of the training, it were performed individual interviews. At the same time, some piloting instruments of the training were also analysed, including the produced individual portfolios. Thus, it was concluded that, the provoked processes of Action Research revealed themselves as important in the changes performed in terms of the perspectives and practices of the graduating teachers. In so far as having characterized itself as a credible and valid process of Action Research, it has contributed to make the analysis of the work performed by the Movimento da Escola Moderna teachers more systematic and accurate, as well as it has enabled to problematize and to deepen the pedagogical model of the already mentioned movement. And, as a consequence of this whole process, we can also affirm that the involved teachers have developed good investigative abilities, asserting themselves, likewise, as autonomous and responsible agents, and active participants in their own process of investigation and training.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2911
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