Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2912
Título: Orientação de alunos dos ensinos básico e secundário : uma avaliação do "kit das profissões"
Autor: Fidalgo, Cláudia Isabel Borralho, 1986-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Avaliação em educação
Orientação vocacional
Avaliação de projectos
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: Este relatório de estágio representa um projecto de avaliação centrado num instrumento de orientação de Alunos dos Ensinos Básico e Secundário, o Kit das Profissões. Aqui podemos perceber que o Kit das Profissões é composto pelo Guia de Profissões e pelo Manual de Exploração Vocacional. Surgem evidenciadas as potencialidades do Kit das Profissões ao mesmo tempo que também são reconhecidos os seus pontos fracos. Este relatório surge com o intuito de responder a algumas questões colocadas pela ANQ, I.P, após divulgação e implementação do Kit das Profissões. Questionaramse quanto à abrangência no que toca à divulgação e ao uso adequado do Kit das Profissões, referindo-se à implementação. Esta avaliação foi acompanhada de muitos medos e angústias, mas a vontade de procura de respostas foi sempre maior. Centra-se assim, na ANQ, I.P como entidade “construtora” do instrumento e na Escola, entidade que “usa” o Kit das Profissões, foi neste meio que se procuraram respostas. Mas ficam no ar sugestões de investigação que nos levam para outra dimensão, os Alunos.
This traineeship report represents the evaluation of a project focused on a guidance tool for Primary and Secondary students, the Professions Kit. Here we can see that the Kit is composed by Professions Guide and by the Vocational Exploration Manual. Here are showed the potential but also are recognized the weaknesses of the Professions Kit. This report emerges in order to answer some questions placed by ANQ,I.P.’s, after their publication. They question themselves about the coverage in divulgation and the proper use of the Professions Kit. This evaluation was followed with fear and anxieties, but the will for finding answers was even bigger. Therefore ANQ,I.P can be seen as the instrument “builder”, and in Schools, as the entity that “uses” the Professions Kit, it was in this environments that the answers were searched. But stays in standby investigations suggestions that brings us to a completely different dimension, the Students.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2912
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp037574_tm_anexo1.pdf191,69 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037574_tm_anexo2.pdf188,07 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037574_tm_anexo3.pdf188,07 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037574_tm_anexo7.pdf604,83 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037574_tm_anexo10.pdf162,54 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037574_tm_tese.pdf6,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.