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Título: Intervir no CNO do CREF de Sesimbra : estratégias para diminuir o número de suspensões no RVCC
Autor: Farinha, Sónia Maria Pereira, 1981-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos
Validação de competências
Aprendizagem ao longo da vida
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Um Projecto de Intervenção construído e desenhado no âmbito das Ciências da Educação tem como objectivo, formular estratégias para colmatar ou diminuir um problema encontrado numa entidade formadora. O presente Projecto de Intervenção foi planeado com vista a intervir no Centro de Novas Oportunidades do Centro de Recursos Educativos e Formação de Sesimbra pois, verificou-se que se constituía como problema o número crescente de adultos que suspendem o Processo de RVCC de nível secundário, após entrarem na fase de Reconhecimento de Competências, neste mesmo Centro. Assim, definiram-se como objectivos principais deste Projecto: a diminuição do número de adultos que suspende o processo de RVCC de nível secundário no CNO do CREF de Sesimbra e o trazer de novo ao processo alguns adultos que o haviam suspendido. Foi através de um diagnóstico da população, que permitiu reconhecer algumas das suas características tendenciais, que se seguiu a recolha de informação através de entrevista e a sua posterior análise. O intuito será planear estratégias, que com o desenvolvimento de determinadas actividades, conduzam à diminuição do número de adultos suspensos de nível secundário. Por fim, estas estratégias serão alvo de avaliação para se perceber o seu impacto e serão apresentados os instrumentos, os participantes e os momentos desta avaliação.
Un projet d’intervention construit et développé au niveau des Sciences de L’éducation a comme objectif établir des stratégies afin de résoudre ou diminuer un problème trouvé dans une entité formatrice. Le présent projet d’intervention a été planifié pour intervenir dans le “Centre de Nouvelles Opportunités du Centre de Ressources Éducatifs et Formation de Sesimbra”, puisqu’il existe un problème réel au niveau du secondaire: il y a un nombre croissant d’adultes qui suspendent le processus RVCC, après avoir fait la Reconnaissance de Compétences. On a défini comme des objectifs principaux de ce projet: Réduire le nombre d’adultes qui interrompent le processus RVCC au niveau du secondaire dans le centre “CNO DO CREF DE SESIMBRA”; Sensibiliser ces adultes à reprendre le processus. Le diagnostic effectué aux adultes, la collecte des données, au moyen des interviews et l’analyse des résultats, nous a permis de connaître quelques caractéristiques tendentielles. L’objectif final consistera à definir des stratégies et des activités qui mènent à une diminuition réelle du nombre d’adultes suspendus du processus. Finalement ces stratégies seront évaluées pour mieux comprendre leur impact. Les instruments, les participants et les moments de cette évaluation seront aussi présentés.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2913
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

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