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Título: Perspectiva do adulto face ao processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissional : motivações, dificuldades e efeitos
Autor: Pimenta, Anabela Teixeira de Oliveira, 1975-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Aprendizagem experiencial
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Formação de Adultos e centra-se na perspectiva que o adulto certificado tem sobre o processo Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissional, mais especificamente, quais foram as suas motivações, dificuldades e efeitos deste processo. Para contextualizar esta problemática realizei um enquadramento teórico sobre a aprendizagem experiencial, recorrendo a vários autores que estudaram esta questão, entre eles Dewey, Lewin, Kolb. Igualmente foi analisada a evolução da educação de adultos, especificando o contexto português e o processo de reconhecimento validação e certificação de competências profissional estabelecendo-se a ligação com o enquadramento teórico. Utilizei como metodologia entrevistas exploratórias que me permitiram definir as questões do questionário por inquérito num universo de 138 adultos certificados no ano de 2008, obtendo resposta a 130 inquéritos através de contacto telefónico ou pessoalmente. Este trabalho tem também como objectivo, não só nos mostrar qual a perspectiva do adulto em relação ao processo RVCC Profissional, mas, principalmente, levar-nos a fazer uma reflexão sobre o trabalho que desenvolvemos junto ao adulto e qual a sua repercussão. Creio que só a partir desta reflexão poderemos avançar e melhorar como profissionais e como seres humanos.
Ce travail a été élaboré dans le cadre du Master de sciences de l'éducation, spécialisation en éducation des adultes et se concentre sur la perspective que les adultes ont le certificat sur le processus de reconnaissance, de validation et de certification de formation, plus précisément, quelles sont leurs motivations, les difficultés et les effets de ce processus. Pour mettre en contexte la question a réalisé un cadre théorique sur l'apprentissage expérientiel, en utilisant divers auteurs qui ont étudié cette question, parmi eux : Dewey, Lewin, Kolb. Également a été analysée l'évolution de l'éducation des adultes, en précisant le contexte portugais et le processus de reconnaissance et de certification des compétences professionnelles en établissant une connexion dans le cadre théorique. Comme méthodologie j’ai utilisée des entrevues exploratoires que m'a permis de définir les questions dans un questionnaire de 138 adultes certifiés en 2008, obtenant 130 à répondre aux demandes de renseignements par téléphone ou en personne. Ce travail vise également à non seulement nous montrer ce que la perspective des adultes par rapport à RVCC Professionnel, mais surtout nous amener à réfléchir sur notre travail avec les adultes et quel est son impact. Je crois que seulement de cette discussion peut aller de l'avant et d'améliorer en tant que professionnels et en tant qu'êtres humains.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2915
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