Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2916

Title: A dimensão das aprendizagens nos processos de RVCC
Authors: Cunha, Liliana Ângela Sequeira da, 1979-
Advisor: Canário, Rui, 1948-
Keywords: Formação de adultos
Aprendizagem ao longo da vida
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: Intitulado A Dimensão das Aprendizagens no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, o presente estudo visa elucidar aspectos e momentos importantes de Aprendizagem, ocorridos durante a realização de processos de reconhecimento de competências (RVCC). O estudo baseia-se no cruzamento de ideias resultantes do confronto de juízos teóricos de alguns autores, sobre conceitos como aprendizagem, experiência, aprendizagem experiencial, com os testemunhos e reflexões de adultos cuja certificação advém dos processos de reconhecimento de competências (RVCC). Afere-se que, no pressuposto de que num processo de reconhecimento de competências o adulto evidencia e valida competências adquiridas ao longo da sua vida em diversos contextos, é possível igualmente identificarem-se momentos conscientes de aprendizagem. A análise destes momentos permitiu-nos autenticar dimensões distintas do conceito “aprender”, como cerne para a aquisição de conhecimentos.
Entitled The Dimension of Learning in the Process of Recognition, Validation and Certification, the present study aims to elucidate aspects and important moments of Learning, occurred during the realization of processes of recognition of competences (RVCC). The study is based on the crossing of ideas resulting from the confrontation of theoretical judgments of some authors on concepts such as learning, experience, experiential learning, with the testimonies and reflections of adults whose certification processes comes from the recognition of competences (RVCC). It assesses that, on the assumption that in a process of recognition of competences the adult shows and validates competences acquired throughout his life in several contexts, it’s also possible to identify conscious moments of learning. The analysis of these moments allowed us to authenticate distinct dimensions of the concept “to learn”, as spotlight to knowledge acquisition.
Description: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2916
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037595_tm.pdf901.29 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE