Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2916
Title: A dimensão das aprendizagens nos processos de RVCC
Author: Cunha, Liliana Ângela Sequeira da, 1979-
Advisor: Canário, Rui, 1948-
Keywords: Formação de adultos
Aprendizagem ao longo da vida
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Defense Date: 2010
Abstract: Intitulado A Dimensão das Aprendizagens no Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, o presente estudo visa elucidar aspectos e momentos importantes de Aprendizagem, ocorridos durante a realização de processos de reconhecimento de competências (RVCC). O estudo baseia-se no cruzamento de ideias resultantes do confronto de juízos teóricos de alguns autores, sobre conceitos como aprendizagem, experiência, aprendizagem experiencial, com os testemunhos e reflexões de adultos cuja certificação advém dos processos de reconhecimento de competências (RVCC). Afere-se que, no pressuposto de que num processo de reconhecimento de competências o adulto evidencia e valida competências adquiridas ao longo da sua vida em diversos contextos, é possível igualmente identificarem-se momentos conscientes de aprendizagem. A análise destes momentos permitiu-nos autenticar dimensões distintas do conceito “aprender”, como cerne para a aquisição de conhecimentos.
Entitled The Dimension of Learning in the Process of Recognition, Validation and Certification, the present study aims to elucidate aspects and important moments of Learning, occurred during the realization of processes of recognition of competences (RVCC). The study is based on the crossing of ideas resulting from the confrontation of theoretical judgments of some authors on concepts such as learning, experience, experiential learning, with the testimonies and reflections of adults whose certification processes comes from the recognition of competences (RVCC). It assesses that, on the assumption that in a process of recognition of competences the adult shows and validates competences acquired throughout his life in several contexts, it’s also possible to identify conscious moments of learning. The analysis of these moments allowed us to authenticate distinct dimensions of the concept “to learn”, as spotlight to knowledge acquisition.
Description: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2916
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ulfp037595_tm.pdf901,29 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.