Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2923
Título: Avaliação do Curso de Técnicas de Avaliação Online
Autor: Pereira, Ana Lúcia Luís, 1986-
Orientador: Nunes, Cely do Socorro Costa, 1962-
Palavras-chave: Avaliação em educação
Avaliação da aprendizagem
Educação à distância
Teses de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: A partir do desenvolvimento das tecnologias digitais assiste-se hoje à expansão da Educação a Distância por todo o mundo. Essas tecnologias provocam a (re) construção de diferentes concepções de educação, possibilitam a criação de novos paradigmas educativos, onde professores/formadores e alunos/formandos definem novos papéis e funções bem como desenvolvem a inteligência colectiva. Neste sentido, o presente Relatório de Estágio realizado no Instituto de Emprego e Formação Profissional durante o período lectivo de 2009/2010, centra-se essencialmente na avaliação do Curso de Técnicas de Avaliação Online tendo em consideração a perspectiva do tutor e dos formandos que nele participaram. Para a fundamentação teórica deste Relatório foi preciso fazer uma revisão da literatura sobre a concepção de Educação a Distância e de Avaliação da Aprendizagem. Este trabalho seguiu uma metodologia qualitativa de tipo estudo de caso onde a análise dos dados procurou cruzar informações provenientes da observação participante, do questionário aplicado aos formandos, dos documentos fornecidos pelo Instituto e a entrevista realizada ao tutor do Curso. Através da avaliação dos dados foi visível que a generalidade dos formandos ficou satisfeita com a eficiência das suas aprendizagens promovidas por o Curso a distância, reconhecendo as vantagens deste tipo de ensino. O próprio tutor considerou ter um papel de estimulador e facilitador das aprendizagens em que os formandos referiram ser bastante eficaz. Desta forma, os intervenientes do Curso mantiveram uma relação de interactividade para que os resultados fossem os mais positivos.
Due to the development of digital technologies we are witnessing today the expansion of distance education throughout the world. These technologies lead to the (re)construction of different conceptions of education, allowing the creation of new educational paradigms where teachers/trainers and students/trainees define new roles and functions, as well as the development of a collective intelligence. In this sense, this Report Internship, performed at the Institute of Employment and Vocational Training during the 2009/2010 school year, focuses primarily on the assessment of Assessment Techniques Online Course taking into account the perspective of Mentor and Students who participated in it. For the theoretical foundation of this report, a literature review on the design of the Distance Education and Learning Assessment was carried out. This study followed a qualitative methodology of case study type where the data analysis sought to cross-reference information from participant observation, questionnaire given to the trainees, the documents provided by the Institute and the tutor’ interview. Through the evaluation of the data was apparent that the majority of trainees were satisfied with the efficiency of their learning promoted by the travel distance, recognizing the advantages of this type of education. The tutor considered himself to play a stimulator and facilitator of learning in which students reported being very effective. Thus, the players maintained a relationship course interactive so that the results were more positive.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2923
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp037600_tm.pdf980,29 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.