Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29230
Título: Envolvimento dos Alunos no Ensino Superior — Um estudo com a escala “Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadridimensional” EAE-E4D
Outros títulos: Students Engagement in Higher Education — A study with the EAE 4D
Autor: Fernandes, Helder
Caldeira, Suzana
Silva, Osvaldo
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Envolvimento dos estudantes
Escala de avaliação do envolvimento,
Qualidades psicométricas
Ensino superior
Data: 2016
Editora: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
Citação: Fernandes, H., Caldeira, S., Silva, O., & Veiga, F. H. (2016). Envolvimento dos alunos no ensino superior — Um estudo com a escala “Envolvimento dos alunos na escola: Uma escala quadridimensional” EAE-E4D/ Students engagement in higher education — A study with the EAE 4D. In F. H. Veiga (Coord.), Envolvimento dos alunos na escola: perspetivas da psicologia e educação - Motivação para o desempenho académico / Students' engagement in school: Perspectives of psychology and education - Motivation for academic performance (pp. 47-61). Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação.
Resumo: Enquadramento Conceptual: O envolvimento dos alunos na escola é um fator protetor do sucesso académico e de comportamentos distónicos nos ensinos básico e secundário. Evidenciado este papel protetor, a extensão ao ensino superior afigura-se importante, atendendo às metas da estratégia 2020 para a educação, especialmente a de aumentar a percentagem da população que ingressa e conclui este nível de ensino. Objetivos: Indagar se a escala “Envolvimento dos alunos na escola: uma escala quadridimensional” (EAE-E4D), desenvolvida por Veiga (2013) para alunos entre o 6.º e 12.º ano, poderia ser utilizada, também, no ensino superior.Metodologia: Estudos preliminares das propriedades psicométricas da EAE-E4D foram realizados com 161 estudantes dos 3 anos do curso de licenciatura (90 raparigas e 71 rapazes). Resultados: A avaliação da consistência interna dos itens da EAE-E4D foi efetuada com recurso ao coeficiente de Alpha de Cronbach, tendose obtido o valor de 0.797. Nos estudos sobre a validade, recorreu-se à análise fatorial em componentes principais, com rotação varimax. Os resultados replicaram a estrutura original da escala em quatro dimensões do envolvimento, com valores do coeficiente de Alpha de Cronbach bastante aceitáveis. A variância total explicada por esses fatores foi de 60.94%. Os resultados da EAE-E4D foram relacionados com o rendimento académico, verificando-se a existência de correlações positivas e significativas com as dimensões agenciativa e cognitiva, e com o total da escala. Conclusão: É necessário prosseguir os estudos, mas estes primeiros resultados indiciam que o instrumento revela qualidades satisfatórias para ser usado no ensino superior e, assim, contribuir para a compreensão de vivências associadas ao ingresso no ensino superior.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/29230
ISBN: 978-989-8753-34-2
Versão do Editor: http://www.ie.ulisboa.pt/investigacao/publicacoes/envolvimento-dos-alunos-na-escola-perspetivas-da-psicologia-e-educacao-motivacao-para-o-desempenho-academico
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
E-book_Envolvimento_dos_alunos_na_escola_2016-(1)-47-61.pdf281,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.