Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2927

Title: Contextos e particularidades da educação de adultos : os imigrantes e as minorias étnicas no Centro Novas Oportunidades de Camarate : estudo de caso
Authors: Reis, Maria Teresa Moreira dos, 1959-
Advisor: Canário, Rui, 1948-
Keywords: Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Imigrantes - Portugal
Minorias étnicas - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: O presente trabalho estrutura-se em três partes que constituem no seu conjunto uma reflexão sobre a educação de adultos. Numa primeira parte é realizado o enquadramento histórico da educação de adultos, destacando os principais contributos teóricos e correntes, com especial relevo para a centralidade do sujeito na aprendizagem, com o objectivo de enquadrar as actuais políticas de educação de adultos. Numa segunda parte, uma narrativa biográfica centrada no percurso profissional, é fruto de uma reflexão que procura dar resposta à forma como me tornei na pessoa que sou e como me formei, como processo de consciencialização e posicionamento face ao trabalho que desenvolvo na área da educação de adultos. Na terceira e última parte é efectuada uma incursão empírica sobre a prática profissional, um estudo de caso centrado na análise do impacto do trabalho realizado no Centro Novas Oportunidades de Camarate, no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades, junto dos imigrantes e minorias étnicas. A caracterização do território e da população alvo de estudo permitiram colocar em evidência diferenças e problemas específicos, que constituem desafios na procura de respostas formativas.
This work is structured into three parts that together reflect on adult education. The first part provides a historical context for the subject, highlighting key theoretical contributions and trends, with a special emphasis on the centrality of the subject in the learning process, in order to outline the current policies for adult education. In the second part, a biographical narrative centered on my professional career seeks to explain how I became the person I am and how I acquired my skills, in the sense of a process of awareness and perspectives about my own work on adult education. In the third and last part I provide an empirical analysis about professional practices, by means of a case study, focusing on the impact of the work that has been carried out by Camarate Centre for New Opportunities on immigrants and ethnic minorities, within the scope of the New Opportunities Initiative. By means of territory and target population characterization it became possible to highlight differences and specific problems, which constitute challenges in the quest for educational solutions.
Description: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e Formação de Jovens e Adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2927
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037553_tm.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE