Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2928

Title: Análise de um estudo sobre plataformas de formação à distância
Authors: Abrantes, Ana Lisa Durão Cadete, 1987-
Advisor: Nunes, Cely do Socorro Costa, 1962-
Keywords: Avaliação em educação - Portugal
Ensino à distância - Portugal
Tecnologias educativas
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: O presente Relatório de Estágio é o resultado de um percurso de dez meses como Estagiária do Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP,I.P.) e, particularmente, no Centro Nacional de Qualificação de Formadores. Assim, foram descritas e analisadas um conjunto de actividades realizadas na Instituição, dando especial atenção a análise do Projecto de Estudo “ Utilidade e eficácia pedagógicadidáctica das plataformas de formação a distância”. Para tal, foi objecto de estudo duas versões do Relatório de Abordagens Metodológicas concebidos pela Delta Consultores, empresa contratada pelo IEFP, I.P. para a concepção, implementação e execução do Projecto, seguido da observação participante e uma entrevista a dois dos membros da referida instituição com participação no referido Projecto. Nesta análise do Relatório de Abordagens Metodológicas foi tido em conta a sua estrutura e conteúdo: consistência teórica, opções metodológicas e adequação técnica bem como, os instrumentos de recolha de dados.A observação participante decorreu por meio de pequenas notas retiradas de reuniões informais.Com a entrevista pretendeu-se recolher um conjunto de percepções dos entrevistadores sobre o Projecto de Estudo. Como conclusões do meu estudo, são de destacar: a forma clara e simples de organização dos relatórios de abordagens metodológicas, contendo todas as informações importantes para a realização do trabalho de campo, os objectivos, as fases do Projecto e os resultados e produtos esperados. A exaustiva revisão da literatura sobre o ensino a distâncias e as plataformas de ensino a distância fundamentam as opções metodológicas tomadas. As abordagens metodológicas do Projecto vão ao encontro dos objectivos definidos, sendo de natureza mista (quantitativa e qualitativa). Como fonte de informação foram escolhidos os Estudos de Casos a Institutos de formação com modalidades de ensino a distância, entrevistas a peritos, inquéritos a formandos e formadores e visitas de estudo, por meio de grelhas e guiões de recolha e análise de dados. Estes instrumentos foram alterados e adaptados ao longo da sua aplicação sendo a sua qualidade aferida pelo IEFP, I.P. e pela equipa da Delta Consultores.
This Training Report is the result of a course of ten months as Intern in the Instituto do Emprego e Formação Profissional(IEFP, IP), and particularly at the Centro Nacional de Qualificação de Formadores. Thus, were described and analyzed a set of activities at the institution, giving special attention to analysis of the Study Project "Usefulness and effectiveness of the pedagogical-didactic training platforms at a distance." Therefore, two versions of the Report Methodological Approaches designed by Delta Consultores were used as study object, a company hired by the IEFP, IP for the design, implementation and execution of the Project, followed by participant observation and an interview with two members of the institution for participation in that project. In this analysis of the Report of Methodological Approaches have been taken into account its structure and content: theoretical consistency, technical adequacy and methodological choices as well as the instruments of data collection.The participant observation took place through small notes taken from informal meetings. With the interview was intended to collect a set of perceptions of the interviewers on the Draft Study. The conclusions of my study, are: the clear and simple way of organizing reports of methodological approaches, containing all relevant information required for the completion of field work, objectives, phases of the project and expected outcomes and outputs. A thorough review of the literature on teaching the distances and distance learning platforms based methodological options taken. The methodological approaches of the project meet the objectives set and were of a mixed (quantitative and qualitative). As a source of information were chosen Case Studies with the training institutes, distance learning modalities, interviews with experts, surveys of trainees and trainers and study tours through grids and guidelines for collecting and analyzing data. These instruments have changed and adapted over their implementation and their quality as measured by the IEFP, IP and a team of Delta Consultores.
Description: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2928
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037548_tm_tese.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulfp037548_tm_Apêndice1.pdf168.39 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulfp037548_tm_Anexo10.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE