Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29388
Título: Atitudes dos jovens alunos face ao ambiente, idade e sexo: Uma revisão da literatura
Autor: Martins, Maria da Conceição
Veiga, Feliciano
Palavras-chave: Atitudes dos jovens face ao ambiente
Idade
Sexo
Educação Ambiental
Data: 2016
Editora: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
Citação: Martins, C., & Veiga, F. (2016). Atitudes dos jovens alunos face ao ambiente, idade e sexo: Uma revisão da literatura. In F. Veiga (Coord.), Envolvimento dos alunos na escola: Perspetivas da psicologia e educação - Motivação para o desempenho académico / Students' engagement in school: Perspectives of psychology and education - Motivation for academic performance (pp. 634-654). Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação.
Resumo: Enquadramento Conceptual: À medida que os problemas ambientais se agravaram em consequência dos impactes causados pela ação do homem, a participação individual nos processos de preservação da qualidade ambiental tornou-se um dos maiores desafios das sociedades modernas, e os jovens têm um papel central nessa mudança. Nesse âmbito, o estudo das atitudes face ao ambiente (AFA) ganhou notoriedade e os estudos empíricos multiplicaram-se. Contudo, as investigações sobre os fatores pessoais que condicionam as atitudes face ao ambiente referem a necessidade de aprofundamento. Objetivos: A presente investigação analisa os estudos que relacionam as atitudes dos jovens face ao ambiente com as variáveis idade e sexo. Conhecer como se diferenciam as atitudes face ao ambiente ao longo da idade e em função dos estereótipos de género poderá contribuir para que se compreenda o que fazer, tanto ao nível das escolas, como das famílias e das comunidades, para promover uma mudança mais acentuada e consistente das atitudes, esperando que elas contribuam de forma significativa para práticas substantivas. Metodologia: Na presente investigação foi feita uma análise documental da literatura disponível referente a estudos sobre a relação entre as atitudes face ao ambiente e cada uma das variáveis, idade e sexo. Conclusões: Os estudos revistos salientam a relação entre as atitudes face ao ambiente e cada uma das variáveis, idade e sexo. Apontam, ainda, para a necessidade de estudos empíricos futuros, no sentido aprofundar e compreender a direção e a intensidade dessas relações.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/29388
ISBN: 978-989-8753-34-2
Versão do Editor: http://www.ie.ulisboa.pt/investigacao/publicacoes/envolvimento-dos-alunos-na-escola-perspetivas-da-psicologia-e-educacao-motivacao-para-o-desempenho-academico
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
E-book_Envolvimento_dos_alunos_na_escola_2016-(1)-634-654.pdf306,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.