Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2955
Título: Avaliação de doze projectos educativos de escolas do ensino básico e secundário
Autor: Monteiro, Teresa Alexandra Gomes Veiga Furtado, 1982-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Avaliação em educação - Portugal
Projecto educativo de escola
Avaliação de programas
Avaliação de projectos
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: Este estudo parte do pressuposto que o Projecto Educativo de Escola (PEE) é, ou deve ser, o espelho do que acontece dentro da Escola, tendo por base um conjunto de valores partilhados e um conjunto de princípios e estratégias orientadores. O PEE é um elemento que por ser elaborado por toda a comunidade educativa e que estabelece a identidade da escola, expõe os princípios e valores pelos quais esta se rege e exprime as metas e objectivos que pretende atingir através de estratégias bem definidas. Este relatório de estágio centra-se no estudo de doze PEE e visa determinar se os PEE possuem princípios, valores e atitudes, metas e estratégias claras, profundas e congruentes que sejam orientadores e transpareçam o que de facto acontece dentro da escola. Avaliar projectos pode corresponder a introduzir processos e procedimentos que permitam à organização/instituição aumentar o conhecimento de si própria e do seu funcionamento. Esta avaliação deve ser tida como uma forma de facilitar e apoiar o processo de tomada de decisão dos seus actores e deste modo, possibilitar a sua participação individual na construção de uma lógica de funcionamento. A realização deste estudo permitiu concluir que todos os PEE avaliados possuem Princípios, Valores e Atitudes, Metas e Estratégias.
This study assumes that the School Education Plan (SEP) is, or should be a mirror of what happens inside the school, based on a set of shared values and guiding principles and strategies. The SEP is an element that it is developed with all the educational community and give identity to the school, sets out the principles and values by which it is governed and expresses the goals and objectives that the school want to achieve through well defined strategies. This report focuses on the study of twelve SEP and seeks to determine if SEP have principles, values and attitudes, goals and clear strategies that give some guides and that actually transpires what happens inside the school. Evaluate projects allow to the organization create the processes and procedures enabling to increase the knowledge of itself and its functioning. This assessment should be taken as a way to facilitate and support the process of decision making of his actors and thereby enable their individual participation in the construction of a logic operation. This study shows that all evaluated SEP has Principles, Values and Attitudes, Goals and Strategies.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2955
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp037582_tm.pdf1,53 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.