Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29611
Título: Hablar a través de la pintura : la coherencia textual : el uso de los conectores en narrativas orales planificadas a partir del arte pictórico de Joaquín Sorolla
Autor: Salgueiro, Teresa Maria Ribeiro da Cunha, 1973-
Orientador: Rovira, José, 1949-
Palavras-chave: Expressão oral
Conectores
Coesão
Coerência
Planificação
Pintura
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Data de Defesa: 2016
Resumo: En este informe, presentamos el trabajo realizado en la Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, en Rio Maior, entre los días 26 de enero y 12 de febrero, de 2015, con una clase de undécimo año, nivel B2.1, en el contexto de práctica de enseñanza supervisada. El objetivo de la unidad didáctica puesta en prática ha sido el desarrollo de la competencia discursiva en la expresión oral, centrada en la coherencia y cohesión de los textos narrativos orales planificados, utilizando para tal, como herramienta y como área temática, el arte, más propiamente, la pintura figurativa de Joaquín Sorolla. Una de las actividades, previstas en las competencias comunicativas del Programa de Espanhol – Nível de Continuação, 11. º ano, respecto a la expresión oral, es narrar una historia. En el ámbito de la competencia discursiva, los conectores adquieren una importancia relevante para la producción de un texto oral articulado y coherente. Así, a lo largo de las cinco clases, durante la intervención lectiva de 450 minutos, hemos tratado aspectos de la estructuración y coherencia de la producción oral de una historia, trabajando la planificación de la narrativa, bien como algunas das sus características, como los modos de representación (narración y descripción). Intentamos probar que un trabajo sistemático sobre los aspectos que estructuran este tipo de texto, en particular, los conectores, lleva los alumnos a tomar conciencia de los elementos que producen un texto coherente. La diversificación de las actividades, el trabajo colaborativo en grupos y la consolidación progresiva de los saberes han sido las estrategias de enseñanza privilegiadas para crear alumnos más autónomos.
Neste relatório, apresentamos o trabalho realizado na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior, entre os dias 26 de janeiro e 12 de fevereiro, de 2015, com uma turma de décimo primeiro ano, nível B2.1., num contexto de prática supervisionada. O objetivo da unidade didática consistia em desenvolver a competência discursiva na expressão oral, centrada na coesão y coerência de textos narrativos orais planificados, utilizando para tal, como ferramenta e como área temática, a arte, mais propriamente a pintura figurativa de Joaquín Sorolla. Uma das atividades, previstas nas competências comunicativas do Programa de Espanhol. Nível de Continuação, 11.º ano, no que respeita à expressão oral, é narrar uma história. No âmbito da competência discursiva, os conectores adquirem uma importância relevante na produção de um texto oral articulado e coerente. Assim, durante as cinco aulas, cuja intervenção pedagógica durou 450 minutos, tratámos aspetos da estruturação e da coerência da produção oral de uma história, trabalhando a planificação da narrativa, bem como algumas das suas características, nomeadamente, os modos de representação (narração e descrição). Tentámos provar que um trabalho sistemático sobre alguns aspetos que estruturam este tipo de texto, particularmente, os conectores, assim como sobre a planificação textual, permite que os alunos se consciencializem da importância de alguns fatores que intervêm na produção de um texto coerente e coeso. A diversificação das atividades, o trabalho colaborativo e a consolidação progressiva dos saberes foram as estratégias de ensino privilegiadas para formar alunos mais autónomos.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/29611
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie051395_tm.pdf3,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.