Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29672
Título: Práticas pedagógicas para o desenvolvimento de competências de cidadania no ensino da Economia A
Autor: Policarpo, Sofia Isabel Vasques Fadista da Silveira, 1973-
Orientador: Curado, Ana Paula, 1952-
Palavras-chave: Cidadania
Economia
Estratégias da aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Data de Defesa: 2016
Resumo: O presente relatório surge como resposta ao trabalho final da unidade curricular de Introdução à Prática Profissional IV, que permite a conclusão do curso de mestrado em ensino da economia e contabilidade, ministrado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Este é um trabalho prático de cariz investigativo, cujo tema é “Práticas Pedagógicas para o desenvolvimento de competências de cidadania na disciplina de Economia A”. O trabalho de campo realizado ao longo do ano letivo de 2013/2014 decorreu na Escola Secundária de Camões sita em Lisboa, sendo o objeto de estudo a turma do 10º G do curso geral de ciências socioeconómicas, na disciplina de Economia A. A unidade letiva selecionada para a prática pedagógica foi a Unidade 4 – O comércio e a moeda. Considerando a importância da educação para a cidadania e a sua aplicação pedagógica, foram definidas estratégias e metodologias que permitiram aos alunos refletir sobre novos conceitos, debater problemáticas da economia e da sociedade e participar ativamente na vida da escola, explorando os temas abordados na Economia. A estratégia pedagógica definida para a prática letiva teve em conta o modelo de ensino e de aprendizagem centrado no aluno, com enfoque na abordagem baseada em problemas. Foram definidas atividades diversificadas que procuraram levar os alunos a compreender e refletir sobre os conteúdos teóricos da unidade, assim como a desenvolver e adotar competências de cidadania, numa perspetiva de maior consciência e envolvimento dos discentes com a escola e com a sociedade. Relativamente à metodologia de investigação, destaca-se a observação de classes; a metodologia quantitativa, nomeadamente o inquérito por questionário, o inquérito por entrevista e a análise documental. Após a discussão dos resultados obtidos no âmbito da questão central, foi elaborada uma reflexão que, embora consciente das limitações deste trabalho de campo, permitiu traçar algumas conclusões.
This supervised practice report is a response to the final work of the course Introduction to Professional Practice IV, which allows the completion of the master's degree in teaching economics and accounting, taught by the Institute of Education, University of Lisbon. This is a practical work of investigative nature, which theme is "Pedagogical Practices for developing citizenship skills in the subject of Economics A”. The field work carried out throughout the school year 2013/2014 took place in Camões High School, in Lisbon. The object of study was class G, 10th form, of the general course of social and economic sciences, in the subject of Economics A. The selected teaching unit for teaching practice was Unit 4 - Trade and currency. Considering the importance of education for citizenship and its pedagogical application, we have defined strategies and methodologies that allowed students to reflect on new concepts, discuss issues of economy and society and actively participate in school life, exploring the themes covered by Economics subject. The pedagogical strategy defined for the teaching practice took into account the teaching and learning model centred on students, focusing on problem-based approach. Diversified activities were defined in order to lead students to understand and reflect on the theoretical contents of the unit, as well as develop and adopt citizenship skills, in a perspective of greater awareness and involvement of students with school and society. Regarding the research methodology, there is the observation of classes; the extensive-quantitative methodology, particularly the survey; the interview and document analysis. After the discussion of the results obtained within the central issue, we present a reflection that, although aware of the limitations of this field work, allowed us to draw some conclusions.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/29672
Designação: Mestrado em Ensino
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