Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Ciências Sociais (ICS) >
ICS - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/297

Título: Turismo em Cabo Verde:um estudo exploratório
Autor: Santos, Maria do Carmo Farias Daun e Lorena, 1980-
Orientador: Vasconcelos, João, 1968-
Palavras-chave: Turismo
Antropologia cultural
Teses de mestrado
Issue Date: 2009
Resumo: Esta dissertação é um trabalho exploratório sobre o turismo em Cabo Verde. Partindo de um esquema teórico herdeiro fundamentalmente da Sociologia e Antropologia do turismo, começaremos por discutir alguns dos seus temas centrais para o nosso objecto de estudo. O turismo em Cabo Verde é assumido como o eixo central do desenvolvimento do país e a indústria turística cabo-verdiana encontra-se em franca expansão. Através de uma caracterização do fenómeno turístico em Cabo Verde, desde o seu florescimento até aos dias de hoje, pretendemos dar conta da evolução do sector e das recentes reconfigurações no panorama turístico cabo-verdiano que se espelham nos discursos narrativos e visuais presentes na promoção turística deste destino. Com base numa análise do discurso promocional, procuramos desvendar a forma como este arquipélago é descrito enquanto destino turístico, revelando a diversidade de elementos presentes na imagem turística contemporânea de Cabo Verde.
This dissertation is an exploratory work about tourism in Cape Verde. By framing a theoretical scheme based on the Sociology and the Anthropology of tourism, we discuss some of its themes that are critical to our object of study. Tourism in Cape Verde is taken as the central axis of the country‟s development, and the Cape Verdean touristic industry is in large expansion. Through a characterization of the touristic phenomenon in Cape Verde, since its beginnings until today, we attempt to report its evolution and the recent reconfigurations in the Cape Verdean touristic scenery which are reflected in narrative and visual discourses that promote this destination. By means of an analysis of the promotional discourse, we seek to unravel how this archipelago is described as a touristic destination, revealing the diversity of elements that build the contemporary touristic image of Cape Verde.
Descrição: Tese de mestrado, Antropologia Social e Cultural, 2009, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000567770
http://hdl.handle.net/10451/297
Appears in Collections:ICS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
20585_ulsd_dep.17915_M_1.pdf2,77 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE