Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2978
Título: Um contributo para o projecto de educação para a saúde : "Com inteligência não há-à violência"
Autor: Ventura, Jorge Alberto da Silva, 1964-
Orientador: Correia, António Carlos da Luz, 1957-
Palavras-chave: Administração educacional - Portugal
Violência escolar
Indisciplina escolar
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: Nos últimos anos a Administração Educativa tem vindo a propor às escolas o desenvolvimento de projectos no âmbito da educação para a saúde. Estes projectos inserem-se num discurso político que pretende reconhecer e valorizar o papel da educação escolar na promoção da saúde. Com este estudo avaliativo pretendo realizar uma análise do Projecto de Educação para a Saúde de um agrupamento vertical de escolas cuja temática é a Violência em Meio Escolar, uma das áreas de intervenção prioritária do Programa Nacional de Educação para a Saúde. Pretendo produzir conhecimento sobre o Projecto, por um lado, para o disponibilizar à equipa promotora e contribuir para a possibilidade de melhoria do Projecto. Por outro, para o disponibilizar à equipa responsável pelo processo de auto-avaliação do agrupamento de escolas, uma vez que o Projecto se enquadra num contexto educativo e organizacional concreto. O interesse desta avaliação decorre ainda do facto de participar e estar envolvido no desenvolvimento do Projecto através da relação pedagógica e didáctica que estabeleço com os alunos. O impacto positivo do Projecto não reverterá apenas a favor da dinâmica interna da escola, mas terá reflexos no meu trabalho diário com os alunos. Situando-me no contexto do Projecto posso contribuir com a minha acção para a sua adequada implementação e consequentemente usufruir, enquanto elemento da comunidade educativa, da melhoria do ambiente escolar e da qualidade das aprendizagens dos alunos, decorrente da sua implementação. Enquadrado na investigação naturalista em educação, trata-se de um estudo de caso avaliativo. A recolha da informação empírica foi realizada na escola sede de agrupamento através da análise documental, da realização de entrevistas e da aplicação de um questionário. A abordagem avaliativa tem como referencial os procedimentos propostos pelos autores na concepção, planeamento e avaliação de projectos de escola.
Educational Administration has lately proposed schools to develop projects in the area of health education. These projects are part of a political discourse which aims to recognize and emphasize the role of school education to the promotion of health. With this evaluative study I will try to analyse the Project of Education towards Health of a grouping of schools. This Project’s area is Violence at School, which is one of the priorities for The National Programme of Education towards Health. On one hand, I intend to generate knowledge about the Project, so that it can be used by the promoting team and contribute to the possibility of improving. On the other hand, I also propose to give access to it to the team responsible for the self-evaluation of the grouping of schools, as this Project integrates a specific educational and organizational context. The interest in this evaluation is also due to the fact that I participate and I am involved in the development of the Project through the didactics and pedagogical relationship that I have with my students. The positive impact of the Project won’t only focus on the internal dynamics of school, but it will also have influence over my daily work with my students. Taking part of this Project’s context, I can, with my action, contribute to its correct implementation and further more benefit, as a member of the educational community, from the improvement of the school environment and the quality of the learning, which will happen with the project implementation. Part of a naturalist educational investigation, this is an evaluative case study. The empirical information was gathered through the analysis of documents, interviews and questionnaires at the main school of the grouping. The evaluative perspective is based on procedures proposed by authors in the conception, planning and evaluation of school projects.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2978
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