Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2984
Título: Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional
Autor: Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Formação de Professores
Teacher Education
Didáctica
Didactics
Conhecimento profissional
Professional knowledge
Teaching
Ensino
Data: 1999
Editora: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Citação: Ponte, J. P. (1999). Didácticas específicas e construção do conhecimento profissional. In J. Tavares, A. Pereira, A. P. Pedro, & H. A. Sá (Eds.), Investigar e formar em educação: Actas do IV Congresso da SPCE (pp. 59-72). Porto: SPCE.
Resumo: Os professores não podem exercer o seu papel com competência e qualidade sem uma formação adequada para leccionar as disciplinas ou saberes de que estão incumbidos, sem um conjunto básico de conhecimentos e capacidades profissionais orientados para a sua prática lectiva. Não negando a importância das outras vertentes da formação, há que continuar a valorizar a formação didáctica, que apoia o ensino de saberes específicos. É importante fazê-lo de modo convergente com os restantes domínios e objectivos da formação e com o que se sabe acerca do desenvolvimento profissional dos professores. Argumento que investigar na sua prática lectiva – usando os quadros teóricos e ferramentas de análise proporcionadas pela Didáctica – é uma parte essencial do trabalho de formação, tanto inicial como contínua. Ilustro as minhas ideias com alguns exemplos relativos à formação de professores de Matemática mas a mesma perspectiva pode aplicar-se, com reduzidas alterações, à grande maioria das áreas disciplinares dos ensinos básico e secundário.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/2984
ISBN: 972-96834-6-8
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
99-Ponte_SPCE-Aveiro.pdf72,31 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.