Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29846
Título: Figura humana e fantasia : um desafio em desenho A, 11º ano
Autor: Barbera, Flavia, 1987-
Orientador: Queiroz, João Paulo, 1966-
Palavras-chave: Desenho
Figura humana
Criatividade
Estrutura
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Data de Defesa: 2017
Resumo: Neste relatório de Prática Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais com o título “Figura humana e fantasia: um desafio em Desenho A,11°ano”, apresento a minha experiência deprática profissional assistida ao longo do meu estágio na Escola Secundária “Arco-íris” da Portela. De outubro 2016 até março 2017 lecionei com a ajuda da Professora Cooperante Teresa Ferreira três unidades curriculares distribuídas em 39 aulas onde, através do estudo da estrutura humana e do desenho de modelo, se realizaram vários trabalhos, relacionados com a temática de fantasia e criatividade dos alunos: máscaras poligonais com forma de caveira e uma representação tridimensional de uma criatura fantástica, pegando na representação real e imaginária do ser humano. Conforme o programa curricular da disciplina “Desenho A” do 11º ano de escolaridade, os conteúdos lecionados exploraram a figura humana, a sua estrutura e a perceção da tridimensionalidade mas também houve uma exploração de várias técnicas de desenho, decoração e modelagem, utilizando materiais e recursos diversos. Cada trabalho realizado possui caraterísticas próprias, estudando a estrutura humana e trabalhando sobre a sua reelaboração com o fim de investigar sobre o conceito de identidade e da sua afirmação. Os trabalhos foram avaliados através de grelhas de avaliação idealizadas com a ajuda da Professora Cooperante, num conjunto de observação direta e indireta dos projetos desenvolvidos, sempre tendo em conta a nota de autoavaliação dada pelos alunos. A minha intervenção durante o estágio foi elaborada a partir do desejo de tornar a turma mais independente e criar um ambiente de trabalho colaborativo, onde a troca de opiniões, de materiais e de ajuda entre os alunos pudesse acrescentar à produtividade. E, da mesma forma, também a qualidade dos trabalhos realizados, adquirindo conhecimentos teóricos e práticos.
In my master thesis entitled “Figura humana e fantasia: um desafio em Desenho A, 11°” (Human and Fantasy Figure: A Challenge in Drawing A, eleventh grade) I present my xperience of internship at the high-school “Arco-íris” of Portela, during my Master Degree in Education of the Visual Arts. From October 2016 to March 2017, with the help of the Cooperating Teacher Teresa Ferreira, I taught three curricular units distributed in 39 classes. Through the study of the human structure and sessions of life drawing, several works were developed according to the fantasy and creativity of the students: polygonal skull shaped masks and a three-dimensional representation of a fantasy creature, exploring the real and imaginary aspect of the human being. According to the curriculum of the discipline “Drawing A” for the eleventh grade, the contents taught not only examined the human figure, its structure and the perception of three-dimensionality, but also several techniques of drawing, decoration and molding, using various materials and resources. Each work has its own characteristics developed with the study of the human body and its re-elaboration, in order to investigate the concept of identity and its affirmation. The works were evaluated through evaluation grids created with the help of Cooperating Teacher, taking account of the direct and the indirect observation of the projects and the self-assessment note given by the students. My intervention during the internship was based on the desire of making the class more independent and creating a collaborative work environment, where the exchange of opinions, subjects and help among the students not only increased the productivity of the class but also raised the quality of the works, acquiring theoretical and practical knowledges.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
URI: http://hdl.handle.net/10451/29846
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie051963_tm.pdf5,31 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.