Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29847
Título: O ensino da História através do cartoon : uma proposta didática no contexto do Colégio de S. Tomás de Aquino
Autor: Cândido, Gonçalo António Vicente, 1993-
Orientador: Pintassilgo, Joaquim, 1956-
Palavras-chave: Documento
Cartoons
História - Estudo e ensino
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Data de Defesa: 2017
Resumo: O título deste relatório- O ensino da História através do cartoon: uma proposta didática no contexto do Colégio de São Tomás, tem como base um conjunto de aulas lecionadas sobre A Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial. Ao percebermos que as aulas se destinavam a alunos do 9º ano de escolaridade e cujo tempo de lecionação dos temas é maior do que o habitual, devido aos programas curriculares que o Colégio reformulou, o uso de documentos históricos assumiu maior preponderância na condução das aulas. Pretendia-se, por isso, que os alunos ao analisar este tipo de fontes – o cartoon – conseguissem compreender a sua mensagem. O cartoon, em si mesmo, sustenta um diálogo entre autor e leitor. É uma forma do seu autor expressar a sua opinião sobre um tema, uma personagem, etc. Deste modo, o cartoon é sempre construído à volta do senso comum das pessoas. É interessante ver que nestas épocas de guerras, cada nação tem uma opinião muito própria sobre os acontecimentos. A utilização de um recurso didático como o cartoon permite que o estudo da História seja mais agradável para os alunos. Mas sobretudo permite ir ao encontro das teorias construtivistas. Os alunos devem ser empreendedores na procura do conhecimento que advém da confrontação com estes documentos históricos. À luz do Projeto Educativo do Colégio S. Tomás, foi muito interessante confrontar os alunos com estas visões, muitas vezes opostas às suas para desenvolver o espírito crítico. Por conseguinte, tentou-se fomentar a liberdade de pensamento dos alunos que é ponto vital reforçado neste projeto. Por fim, demonstrámos através das aulas que lecionamos a originalidade deste recurso didático no contexto descrito anteriormente.
This report which title is: Teaching History through the cartoon: a didatic proposal in Colégio São Tomás- is based upon a series of lectures given about the First and Second World Wars. This series of classes were given to students belonging to the 9th grade. Due to changes made by the school in the curricular programmes, the time required for teaching this subject is greater than in most schools. Therefore, the use of historical documents assumed a leading role during the teaching process. The aim was that during the analysis of such sources, more specifically the cartoon, the student could be able to extract its message. A cartoon supports a dialogue between the author and the observer. It illustrates the author’s point of view relative to a certain topic, a person, etc. It is interesting to observe that during periods of war each nation has a different perception on the happening events. The utilization of such resource as a cartoon allows a more pleasant way to learn History, from the student’s perspective. But above all, it allows them to pursue their cognitive task. The students should have the initiative to search for knowledge that results from the confrontation with these historical documents. According to the educational project of Colégio de S. Tomás, it was interesting to confront the students with these different and opposite perspectives with the purpose to develop their own critical thinking. Furthermore, it was tried to promote the student’s freedom of thought, which is a vital aim in this project. Finally, we showed the originality of this resource, through the lectures given, in the context described above.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
URI: http://hdl.handle.net/10451/29847
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie051961_tm.pdf1,92 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.