Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2985
Título: Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação
Autor: Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Concepções
Conceptions
Crenças
Beliefs
Professores de Matemática
Mathematics Teachers
Data: 1992
Editora: Instituto de Inovação Educacional
Citação: Artigo publicado em 1992, em J. P. Ponte (Ed.), Educação matemática: Temas de investigação (pp. 185-239). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Resumo: O interesse pelo estudo das concepções dos professores, tal como aliás pelo estudo das concepções de outros profissionais e de outros grupos humanos, baseia-se no pressuposto de que existe um substracto conceptual que joga um papel determinante no pensamento e na acção. Este substracto é de uma natureza diferente dos conceitos específicos – não diz respeito a objectos ou acções bem determinadas, mas antes constitui uma forma de os organizar, de ver o mundo, de pensar. Não se reduz aos aspectos mais imediatamente observáveis do comportamento e não se revela com facilidade – nem aos outros nem a nós mesmos. Os professores de Matemática são os responsáveis pela organização das experiências de aprendizagem dos alunos. Estão, pois, num lugar chave para influenciar as suas concepções. Como vêem eles próprios a Matemática e o modo como se aprende Matemática? Qual a relação entre as suas concepções e as dos seus alunos? Que sentido faz falar de concepções, distinguindo-as de outros elementos do conhecimento, como por exemplo, das crenças? Qual a relação entre as concepções e as práticas? Qual a dinâmica das concepções, ou seja, como é que estas se formam e como é que mudam? Qual o papel que nestas mudanças podem ter os processos de formação?
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/2985
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDM - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
92-Ponte (Concepções).pdf358,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.