Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29877
Título: O contributo do uso dos materiais audiovisuais no ensino do inglês língua estrangeira
Autor: Tapadas, Gonçalo Miguel Sousa, 1988-
Orientador: Gouveia, Carlos, 1962-
Palavras-chave: Materiais audiovisuais
Vídeo
Motivação
Língua inglesa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2017
Data de Defesa: 2017
Resumo: O audiovisual desempenha um papel incontornável nas sociedades multimédia da atualidade. Os recursos audiovisuais atraem sobretudo as franjas mais jovens da sociedade, que ganharam o epíteto de "nativos digitais", por estarem habituados a um uso constante da tecnologia nas suas vidas. O audiovisual incorpora em si a virtude de aglutinar a visão e o sonoro, ao mesmo tempo que apresenta imagens em movimento. No entanto, a utilização recorrente dos materiais audiovisuais é ainda bastante deficitária no sistema de ensino em Portugal. Apesar da presença quase omnipresente do audiovisual na sociedade, prevalecem muitas reticências quanto ao seu uso oficial em contexto da sala de aula como instrumento de trabalho viável. Os recursos audiovisuais, designadamente vídeos, podem consubstanciar um estímulo visual, imagético e sonoro que, a longo prazo, poderão incentivar os alunos nas aulas, por oposição aos manuais escolares, em geral, e à utilização predominante de textos escritos, em particular. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) desenvolvida com uma turma do 9º ano, na disciplina de Inglês, descreveu as atividades, técnicas e metodologias adotadas tanto na planificação como na lecionação das aulas. Durante a PES, o recurso a materiais audiovisuais consubstanciou a abordagem adotada, tendo em vista a atingir maior empenho e motivação por parte dos alunos na realização das diversas atividades e tarefas finais em sala de aula. A análise dos dados obtidos na PES enfatiza o importante contributo que os recursos audiovisuais desempenham no contexto do ensino-aprendizagem do Inglês língua estrangeira.
The audio-visual field plays an inevitable role in today’s multimedia societies. Audio-visual resources allure above all the youngest groups of society, which have been named “digital natives” as they are accustomed to a constant use of technology in their daily routine. Audio-visual itself embodies the enormous virtue of being able to join both vision and sound, while presenting moving pictures at the same time. Nevertheless, the use of these audio-visual materials is still incipient in the Portuguese education system. Although the audio-visual is almost ubiquitous in today’s society, there is still a lot of skepticism with regards to its use as a viable work tool in the classroom. Audio-visual materials, namely videos, can become a visual, imagistic and sound stimulus that can encourage students in the classroom in the long run, as opposed to textbooks, in general, and to the predominant use of written texts, in particular. The Teaching Practice Process (PES in Portuguese) that occurred with a 9th grade class, in the English subject, described the activities, techniques and methodologies adopted both during the planning and the teaching process. The use of audio-visual materials throughout the so-called PES was the methodological approach adopted so that students would be more committed and motivated towards the different activities and final tasks performed in the classroom. The data analysis obtained throughout the Teaching Practice Process emphasizes the important role audio-visual resources play in the English foreign language learning-teaching process.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira - Francês, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
URI: http://hdl.handle.net/10451/29877
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie052005_tm.pdf9,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.