Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29893
Título: O ensino das artes visuais em contexto multicultural
Autor: Josué, José Ricardo da Silva Gomes, 1977-
Orientador: Pedro, António, 1953-
Palavras-chave: Ensino das artes
Educação pela arte
Multiculturalismo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
Data de Defesa: 2011
Resumo: Este trabalho tem como mote a realização de um painel de azulejo para ser colocado na parede de uma escola, usando as artes visuais, como modelo e prática para a sua concretização. Desenvolve-se a partir do projecto “À descoberta das nossas raízes”, cujos temas subjacentes são as raízes, as origens, a identidade, pelo que tem em conta as diferentes culturas existentes na turma, na escola e seu contexto educativo. Realiza-se no âmbito da disciplina de Pintura e Escultura (oferta de escola), com recurso à aplicação, no seu percurso, da Metodologia Projectual e suas diferentes etapas. Considera ainda os modelos comunicacionais, quer como meio de conquistar os alunos para a disciplina, para o projecto, tendo em conta a multiculturalidade, quer como estratégia preventiva e mediadora da indisciplina na sala de aula. O projecto decorre durante quinze sessões, de noventa minutos cada, numa sala própria para a prática desta disciplina. Nestas sessões, desenvolve-se o projecto, através do fomentar das artes como meio educativo, aliando assim o racional ao sensível, e por via do adquirir de saberes do universo da arte e pela arte, com o objectivo do aluno se conhecer melhor e aos outros. Paralelamente o professor desenvolve uma prática-reflexiva e exploratória sobre o projecto.
The work I am presenting is about a tail panel creation. The main purpose of its creation is to be hanging up on a school wall. The tail panel it is based on visual arts practise. The work have been developed from the project “Discovering our roots”. The mains themes that have been developed on this project were roots, origins and identity. Moreover, the main focus on working on this project was different cultures, which were held on class, school and its main context. The project was under Paint & Sculpture subject. It was developed from a Project Methodology and its different tasks. In addition, the communication model was also used to secure the students to the subject, to the project, prevent violence into the classroom and give attention to multiculturalism , which defines this class. The project was developed in fifteen sessions which each session has ninety minutes. Moreover, the project was held on classroom specialized for its practise. All sessions were based on art practise, which combine a logic attitude into the referent and a sensitive approach. This approach was meant not just to help students to understand art content but also worked on student’s self-knowledge and self-esteem . Furthermore, the final goal of “Discovering our roots” project also helped me as a teacher in my understanding of teaching theory and practise.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/29893
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie039746_tm.pdf2,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.