Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/29922
Title: Avaliação do programa de formação inicial de professores do magistério primário de Luanda
Author: Mpovelo, Massamba wa
Advisor: Nunes, Cely do Socorro Costa, 1962-
Keywords: Teses de doutoramento - 2016
Defense Date: 2016
Abstract: Este estudo foi realizado para avaliar a eficácia do programa de formação inicial de professores do Magistério Primário de Luanda em Angola, no sentido de saber se ele atingiu os objetivos pelos quais foi implentado e, por conseguinte, fornecer sugestões para o seu redesenho nos anos seguintes. O método de pesquisa aplicado no estudo foi, descritivo em termos de método de recolha e análise de dados e, qualitativo em termos do objetivo do estudo. A população foi composta pelos formandos, formadores de professores e pelos gestores do programa de formação inicial de professores de Luanda e, também por uma representante do Instituto Nacional para a Investigação e Desenvolvimento de Educação (INIDE) na qualidade de Coordenadora de programas de formação de professores do Ministério da Educação. Os instrumentos de recolha de dados foram: o questionário administrado aos formandos, as entrevistas com formandos os formadores de professores e diretores do programa, as observações de sessões das aulas práticas na escola de aplicação, com base no modelo de Kirkpatrick, utilizado para este estudo. A validade do questionário foi determinada através do julgamento de especialista em formação de professores e professora universitária. Na análise de dados, foram usados os procedimentos de Miles e Huberman (1994) que consistiram na redução de dados, visualização de dados e desenho de verificação. O modelo de avaliação do programa de formação aplicado neste estudo foi manifestamente eficaz para o tipo de avaliação efetuada ao programa formação de professores avaliado. Contudo reconhece-se, a dificuldade de aplicar este modelo pelo facto de o modelo ter sido não-linear e que é difícil concentrar-se num determinado nível de avaliação em um determinado momento. No entanto, o modelo sugerido foi o desejado para a avaliação do programa de formação inicial de professores do Magistério Primário de Luanda, uma vez que foi considerado o mais adequado. Os resultados da pesquisa revelaram que o programa apresenta pontos fortes e pontos fracos em termos dos seus objetivos. No entanto, aconselhase uma revisão de certos componentes do programa para garantir a sua melhoria.
This study was conducted to evaluate the effectiveness of the Magisterium of the initial teacher training program Primary Luanda in Angola, in the sense of whether it has achieved its goals and, therefore, provide suggestions for its redesign in subsequent years. The research method used in the study was descriptive in terms of method of data collection and analysis, and quality in terms of the objective of the study. The population was composed by the students, initial teacher trainers and managers of training program for teachers of Luanda and also by a representative of the National Institute for Research and Development of Education (INIDE) as coordinator of teacher training programs the Ministry of Education. The data collection tools were the questionnaire administered to students, interviews with graduates teacher educators and program directors, observations sessions of practical classes in the school application, based on the Kirkpatrick model used for this study. The validity of the questionnaire was determined by the judgment of expert training of teachers and university professor. In data analysis, we used the Miles and Huberman procedures (1994) which consisted of data reduction, data visualization and design completion/verification. The evaluation model of the training program used in this study was clearly effective for the type of assessment carried out the training program evaluated teachers. It is recognized, however, a difficulty in the fact that the model was non-linear and it's hard to focus on a certain level assessment at a given time. However, the suggested model was desired to evaluate the initial training program for teachers of primary teaching of Luanda, as it was considered the most suitable. The survey results revealed that the program has strengths and weaknesses in terms of its objectives. However, we recommend a review of certain components of the program to ensure its improvement.
Description: Tese de doutoramento, Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/29922
Designation: Doutoramento em Educação
Appears in Collections:IE - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ulsd730786_td_Massamba_Mpovelo.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.