Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29924
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGrilo, Fernando-
dc.contributor.authorFernandes, Cláudia Sofia Castro-
dc.date.accessioned2017-12-07T11:58:45Z-
dc.date.available2017-12-07T11:58:45Z-
dc.date.issued2015-05-08-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/29924-
dc.description.abstractO presente projecto de mestrado pretende reflectir sobre o compromisso que deve existir entre uma instituição museológica e o seu público. O projecto surgiu no decorrer do estágio realizado no Museu da Música entre o dia 01 de .Tulho e 01 de Novembro de 2013, e tem como principal objectivo criar uma proposta de actividade, que permita o acesso de públicos com deficiência fisica ao museu. Assim sendo. o trabalho desenvolveu-se sobretudo dentro do serviço educativo do museu, tentando sempre analisar o que já havia sido feito no sentido da captação de público. e ao mesmo tempo diagnosticando os aspectos que poderiam ser aperfeiçoados, de modo a responder às necessidades de todos os públicos. Tendo etn conta este objectivo, optei por seleccionar um único público alvo - o público surdo - avaliando as necessidades que deveriam ser suprimidas para que o Museu da Música se pudesse tomar um espaço de inclusão. Deste modo, o trabalho concentrou-se no estudo do público em questão, e posteriormente na criação de uma actividade didáctica, que fosse de encontro às suas carências. Com esta proposta pretende-se abrir um debate sobre o papel que um museu pode desernpenhar na sociedade em que se insere, e de que modo se pode educar através da arte.pt_PT
dc.description.abstractThe presented maste¡s-degree project pretends to reflect over the commitment that should exist between a museological institution and its audience. The project came to life during my internship in the Music Museum, between 0l of July and 0l of November 2Q13, and has set its main goal in creating an activity to allow access to the physically-impaired audiences in the museum. With that foundation in mind, the work was developed mostly inside the educative services of the museum, always trying lo analyze what was already been made in the direction of audience gathering and, at the same time, diagnosing all the aspects which could be perfected, allowing them able to better respond to all different people. Having that in consideration, I tried to select only one target audience - the listening-impaired - evaluating all the aspects in need of being suppressed so that the Music Museum could become a space of inclusion' So, the work was focused on the study of the targeted audience and, lately, in the creation of a didactic activity that could meet their needs' With this proposal, I pretend to open up a debate over the role the museum should play in its society and in what way can we educate through art.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectTeses de mestrado - 2015pt_PT
dc.titleInclusão social do surdo : museu, música e educaçãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Arte, Património e Teoria do Restauropt_PT
dc.identifier.tid201757052pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespt_PT
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl238864_tm.pdf4,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.