Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29930
Título: Ensino do espanhol como segunda língua e língua estrangeira em contextos virtuais de aprendizagem
Autor: Soares, Arthur José Tavares, 1977-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Língua espanhola
Línguas vivas
E-learning
B-learning
Ambientes virtuais de aprendizagem
Trabalhos de projeto de mestrado - 2017
Data de Defesa: Nov-2017
Resumo: O presente trabalho de projeto enquadra-se no Mestrado em Educação, na Especialidade de Educação e Tecnologias Digitais, frequentado entre 2015 e 2017 no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e debruça-se sobre o ensino do espanhol como segunda língua e língua estrangeira em contextos virtuais de aprendizagem. O trabalho baseia-se fundamentalmente em pesquisa e análise documental como principal suporte de investigação, seja a partir de documentos impressos, seja em informação disponível na internet. O mesmo é constituído por duas partes, depois de apresentada uma breve introdução e algumas considerações prévias sobre a revisão da literatura e a metodologia de trabalho adotada. A primeira parte contempla o campo de análise teórico dividido em dois capítulos: um capítulo dedicado às particularidades do ensino do espanhol em contextos virtuais de aprendizagem identificadas na literatura de referência. O segundo capítulo é dedicado a um conjunto de tipologias de ferramentas tecnológicas recorrentemente implementadas nos últimos anos nas modalidades de b-learning e e-learning. A segunda parte abrange o campo operacional com um capítulo de especificação e produção de um ambiente virtual de aprendizagem, conferindo uma concretização do estudo realizado desde o campo teórico. Para finalizar são enumeradas as principais conclusões, mencionadas as respetivas referências e os anexos correspondentes que completam este trabalho de projeto.
This project is part of a Master's Degree in Education, in the area of Education and Digital Technologies, attended between 2015 and 2017 at the Institute of Education of the University of Lisbon and focuses on teaching Spanish as a second language and/or as foreign language in virtual learning environments. This work is fundamentally based on documentary analysis as the main research support, either from printed documents or from information available on the internet. It is made up of two main parts, presented after a brief introduction with some previous considerations about the literature revision and the adopted methodology. The first part contemplates the theoretical analysis field and is divided into two chapters: a chapter dedicated to the specificities of teaching Spanish in virtual learning environments identified in the literature, and another chapter devoted to the typologies of technological tools that have been implemented in recent years in the b-learning and e-learning modalities. The second part describes the operational field of the study, containing a chapter that describes the specification and production of a virtual learning environment, conferring a concretization of the study realized from the theoretical field. At the end, the main conclusions are mentioned, including also the references and corresponding annexes that complete this work.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
URI: http://hdl.handle.net/10451/29930
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

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