Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/30057
Título: Avaliar o impacto da formação realizada pelas bibliotecas universitárias: Análise de um programa de formação para docentes e investigadores
Autor: Revez, Jorge
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias
Literacia da informação
Formação de docentes
Formação de investigadores
Avaliação da formação
Satisfação dos utilizadores
Data: 2015
Editora: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD)
Citação: Revez, J. (2015). Avaliar o impacto da formação realizada pelas bibliotecas universitárias: Análise de um programa de formação para docentes e investigadores. Cadernos BAD, 1, 139–162. Retrieved from https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1217/pdf_9
Resumo: Este artigo analisa o conjunto dos dados obtidos após a avaliação de um programa de formação de docentes e investigadores em competências de recuperação, organização e marketing da informação. O programa foi implementado pela Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e dirigido à sua comunidade académica. Os participantes foram convidados a preencher dois questionários após a formação, referentes à satisfação e ao impacto sentido na aquisição de conhecimentos e na sua utilização. Os resultados confirmam a importância pedagógica deste tipo de dinâmicas que colocam a ação da biblioteca académica no centro da missão educativa do ensino superior.
This article analyses the data obtained after the evaluation and assessment of a training program for faculty and researchers in retrieval, organization and marketing information skills. The program was implemented by the Library of the Faculty of Psychology and the Institute of Education, University of Lisbon, for its academic community. After training, participants were asked to complete two questionnaires concerning satisfaction and impact on the acquisition of knowledge and its use. The results confirm the pedagogical importance of this type of dynamics that put the academic library action in the heart of the educational mission of higher education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/30057
ISSN: 0007-9421
Versão do Editor: https://www.bad.pt/publicacoes/index.php/cadernos/article/view/1217/pdf_9
Aparece nas colecções:FL - CEC - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015_REVEZ_Avaliar_o_impacto_da_formação.pdf370,48 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.