Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/30232
Título: Avaliação do currículo das ciências físicas e naturais: percursos e interpretações
Autor: Galvão, Cecília
Freire, Sofia
Faria, Cláudia
Baptista, Mónica
Reis, Pedro
Palavras-chave: Currículo de ciências físicas e naturais
Avaliação curricular
Literacia científica
Cidadania
Data: Out-2017
Editora: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Citação: Galvão, C., Freire, S., Faria, C., Baptista, M., & Reis, P. (2017). Avaliação do currículo das ciências físicas e naturais: percursos e interpretações. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
Relatório da Série N.º: Estudos e ensaios;
Resumo: O livro decorre do Projeto Avaliação do Currículo das Ciências Físicas e Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico, financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/102789/2008) e inclui os resultados obtidos por vários estudos desenvolvidos. Trata-se de um estudo de avaliação, processo pouco corrente em Portugal. Passada mais de uma década do currículo das Ciências Físicas e Naturais ter sido introduzido no país, importa conhecer qual a interpretação do currículo pelos diferentes agentes educativos, como forma de dar um sentido aos resultados obtidos pelos alunos e às aprendizagens por eles realizadas. Qual o nível de penetração das ideias curriculares ao nível de professores e de autores dos manuais escolares? Como vivem os alunos esse currículo e que efeito teve o currículo na sua aprendizagem? Para tal, desenvolvemos um conjunto variado de estudos, com focos, objetivos e métodos diferentes. Os resultados permitem-nos perceber que o currículo das CFN não foi compreendido por grande parte dos professores nem por autores dos manuais escolares. As práticas mantiveram-se, na sua maioria, como eram antes, apesar da terminologia nova ter sido adotada e utilizada. Estes resultados permitem-nos elaborar algumas recomendações a editores de manuais escolares, instituições de formação de professores, decisores de política educativa e professores. Permitem-nos, além disso, contribuir para a compreensão da educação em Portugal, especialmente a de natureza curricular, podendo iluminar um caminho de melhor atuação na área das ciências.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/30232
ISBN: 978-989-8753-39-7
Versão do Editor: http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/avaliacao-curriculo-ciencias-fisicas-e-naturais-percursos-interpretacoes
Aparece nas colecções:IE - GIDC - Livros



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.