Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/30247
Título: Concepção e desenvolvimento de dispositivos de avaliação formativa à distância
Autor: Macedo, Luís Gonçalo Rodrigues Veiga de, 1984-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Avaliação formativa
E-learning
Relatórios de estágio - 2009
Data de Defesa: 2009
Resumo: O presente trabalho enquadra-se no estágio realizado na SINFIC - Sistemas de Informação Industrias e Consultoria, SA - na Unidade Estratégica de Negócio eLearning para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de Formação de Adultos. O presente relatório procura apresentar um modo inovador de conceber a formação, através de um tipo de software específico - um sistema de gestão de avaliação. O objectivo do projecto de estágio consistiu em produzir dispositivos de avaliação formativa de conhecimentos à distância, através de um software de gestão da avaliação - QuestionMark™ Perception™ - tendo por base o Manual de Procedimentos de um Banco. No sentido de cumprir com o objectivo do projecto, o trabalho desenvolvido seguiu uma metodologia própria contemplando as fases de concepção e desenvolvimento dos dispositivos de avaliação formativa à distância. A Concepção e Desenvolvimento de Dispositivos de Avaliação Formativa à Distância, surge com o intuito de satisfazer uma necessidade de um cliente da SINFIC do sector financeiro. Esta necessidade traduz-se na premência de dotar os colaboradores dos conhecimentos relativos aos processos de trabalho inerentes às suas funções definidos no Manual de Procedimentos, documento integrante do Sistema de Gestão da Qualidade. A dimensão e dispersão geográfica do Banco, aliadas às evoluções tecnológica e informacional explicam a opção pela modalidade de formação à distância. Da concretização do projecto de estágio resultaram seis dispositivos direccionados para cada uma das funções existentes no balcão do Banco, totalizando 234 questões, que, agrupadas, constituem diversos testes sobre os procedimentos definidos no Manual. Os resultados do trabalho desenvolvido, que atribui à avaliação um papel essencial na aprendizagem de novos conceitos, vão promover nos colaboradores, dinâmicas de autoestudo sobre os procedimentos associados às suas funções e potenciar a reflexão sobre as práticas profissionais e experiências anteriores.
This study was developed during my internship at SINFIC - Sistemas de Informação Industriais e Consultoria, SA — at the eLearning Strategy Business Unit, so as to obtain the Master degree of Education on Adult’s Education. This report aims at presenting an innovative way of conceiving the learning through specific software - an assessment management system. The objective of the internship project consisted in the production of web-based formative assessment mechanisms through such assessment management system - QuestionMark™ Perception™ - inspired in the Procedures Manual of a Bank. In order to accomplish with this objective, the developed work followed an appropriate methodology suited for those goals and which contemplated the phases of design and development of each formative assessment mechanism. The need for the design and development of these mechanisms was originated after the requirements of a SINFIC client of the financial industry. This requirements result from the need of providing the clients staff with knowledge on the work processes relative to their functions defined in their Procedures Manual. This document is a part of the Quality Management System of the client. The dimension and geographic dispersion of the Bank and the wide availability of information technologies were the deciding factors on opting for a distance-learning approach. This project resulted in six different mechanisms assigned for each of functions of the client's Bank branches, or 234 questions that when grouped represent several formative assessments on the Procedures Manual. In the context of the evaluation as a central piece in the learning of new concepts, these results are assumed to be drivers that will promote self-study dynamics on the procedures linked to the workers functions within the bank, and a higher reflection on the professional practices and previous experiences.
Descrição: Relatório de estágio, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/30247
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

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