Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/30369
Título: Planos de emergência para bibliotecas : um estudo na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Autor: Ilhéu, Andreia Isabel
Orientador: Silva, Carlos Guardado da
Revez, Jorge
Palavras-chave: Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras. Divisão de Biblioteca
Bibliotecas - Medidas de segurança
Teses de mestrado - 2017
Data de Defesa: 5-Dez-2017
Resumo: O presente relatório foi elaborado com o objetivo de analisar a capacidade de prevenção e resposta das bibliotecas a uma situação de desastre, pretendendo investigar a preparação dos espaços, das coleções, das equipas de colaboradores e dos utilizadores para enfrentar situações de emergência. O estudo centrou-se no caso da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e beneficiou de um contato direto com a realidade desta instituição, em virtude de um período de estágio. O resultado final traduz-se na elaboração de um Plano de Emergência para a Biblioteca da FLUL, com base na revisão da bibliografia sobre o tema e numa observação e recolha de informação no universo da biblioteca. São reveladas algumas das suas fragilidades em termos de segurança, e é com base nesses elementos que se procurou elaborar um Plano de Emergência que se aproximasse o mais possível dos modelos enquadrados na legislação, mas também adequado à realidade e às possibilidades da Biblioteca da FLUL. O trabalho focou-se nas ações a desencadear de acordo com os riscos considerados mais frequentes e que constituem maior preocupação para os funcionários da biblioteca. Através da observação, da análise documental, dos inquéritos por questionário e por entrevista, foi possível recolher a informação necessária para proceder a um balanço crítico e desencadear a elaboração do plano. Destaca-se a importância da existência de uma equipa de emergência com funções definidas e a relevância da realização de ações de formação para todo o efetivo da biblioteca. O trabalho revela ainda que ainda não é reconhecida a devida importância ao tema.
The purpose of this report is to analyze the prevention and response capacity of libraries to a disaster situation, with the aim of investigating the preparation of facilities, collections, staff and users to deal with emergency situations. The study focused on the case of the FLUL Library and benefited from a direct contact with the reality of this institution, due to a period of internship. The final result is the elaboration of an Emergency Plan for the FLUL Library, based on the revision of the bibliography on the subject and an observation and collection of information in the universe of the library. Some of its fragilities are revealed in terms of security, and it is on the basis of these elements that an Emergency Plan was drawn up one that would be as close as possible to what is required by legislation but also appropriate to the reality and possibilities of the FLUL Library. The work focused on the actions to be undertaken according to the risks considered more frequent and of greater concern to library staff. Through observation, documentary analysis, questionnaire and interview surveys, it was possible to gather the necessary information to make a critical assessment and trigger the preparation of the plan. It is important to emphasize the existence of an emergency team with defined functions and the importance of carrying out training actions for the entire staff of the library. The work also reveals that the importance of the topic is not yet recognized.
URI: http://hdl.handle.net/10451/30369
Designação: Mestrado em Ciências da Documentação e Informação
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfl240787_tm.pdf2,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.