Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/30404
Título: Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa
Autor: Melo, Luíza Baptista
Sanches, Tatiana
Matos, Gaspar
Torres, Patrícia
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias
Atendimento em bibliotecas
Avaliação de bibliotecas
Comportamento dos utilizadores
ISO 16439:2014(E)
Data: Dez-2017
Editora: FEBAB
Citação: MELO, Luiza Baptista et al. Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 123-137, dez. 2017. ISSN 1980-6949. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/821>.
Resumo: O atendimento nas bibliotecas tem vindo a transformar-se ao ritmo da tecnologia, supondo-se que a mediação entre informação e utilizadores de bibliotecas poderá estar a perder o seu lugar. No entanto, nas bibliotecas de ensino superior, as mudanças decorrentes da implementação de tecnologias de uma forma ubíqua não retirou a importância do contacto direto dos utentes com os profissionais. O presente estudo analisa de que forma as interações dos profissionais têm impacto nos utilizadores. O estudo insere-se numa análise mais abrangente e consiste numa avaliação transversal levada a cabo em três instituições de ensino superior, em Portugal, relativa ao atendimento das suas bibliotecas. Para tal foi realizado um inquérito aplicado a uma amostra de utilizadores, alinhado com indicadores das normas ISO 16439, que permitem aferir, entre outros parâmetros, a qualidade do atendimento em bibliotecas, possibilitando medir os fatores que influenciam e afetam os comportamentos dos utilizadores. O estudo conclui que as interligações desenvolvidas no atendimento presencial se revelaram positivas e com impactos significativos nos utilizadores.
Attendance at libraries has been changing at the pace of technology, supposing that mediation between information and library users may be losing its place. However, in the higher education libraries, the changes resulting from the implementation of technologies in a ubiquitous way did not detract from the importance of the direct contact of the users with the professionals. The present study analyzes how the interactions of professionals have an impact on users. The study is part of a more comprehensive analysis and consists of a cross-sectional evaluation carried out in three higher education institutions in Portugal, regarding the service of its libraries. For this purpose, a survey was carried out on a sample of users, in line with ISO 16439 standards, which allow us to measure, among other parameters, the quality of service in libraries, making it possible to measure the factors that influence and affect users' behavior. The study concludes that the interconnections developed in face-to-face service have proved to be positive and have a significant impact on users.
Descrição: Número especial da RBBD dedicado à publicação das Comunicações da 27ª edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, realizado em Fortaleza, entre 17 e 20 de outubro de 2017.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/30404
ISSN: 1980-6949
Versão do Editor: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/821
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