Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3042
Título: O trabalho do professor numa aula de investigação matemática
Autor: Ponte, João Pedro da
Oliveira, Hélia
Brunheira, Lina
Varandas, José Manuel
Ferreira, Catarina
Palavras-chave: Prática profissional
Professional practice
Investigações matemáticas
Mathematical investigations
Currículo de matemática
Mathematics curriculum
Data: 1998
Editora: Associação dos Professores de Matemática
Citação: Ponte, J. P., Oliveira, H., Brunheira, L., Varandas, J. M., & Ferreira, C. (1998). O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante, 7(2), 41-70.
Resumo: Toda a actividade matemática rica envolve necessariamente trabalho investigativo, com o reconhecimento da situação, a formulação de questões, a formulação de conjecturas, o seu teste e refinamento e a argumentação, demonstração e avaliação do trabalho realizado. O presente artigo tem por base um estudo empírico cujo objectivo era caracterizar os papéis do professor em aulas onde os alunos realizam investigações matemáticas, relacionando-o com o seu conhecimento profissional. A investigação realizada confirma mais uma vez a pertinência da actividade investigativa na aula de Matemática salientando, contudo, a complexidade do papel do professor. Evidencia, igualmente, as potencialidades do trabalho colaborativo, envolvendo professores em exercício e investigadores no estudo dos fenómenos da sala de aula decisivos para a aprendizagem desta disciplina.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/3042
ISSN: 0872-3915
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
98-Ponte etc Quadrante-MPT_.pdf84,38 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.