Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Didáctica da Matemática (IE-GIDM) >
IE - GIDM - Artigos em Revistas Internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3043

Title: Explorar e Investigar em Matemática: Uma Actividade Fundamental no Ensino e na Aprendizagem
Authors: Ponte, João Pedro da
Keywords: Exploração
Exploration
Ensino da Matemática
Mathematics Teaching
Investigação
Investigation
Currículo de Matemática
Mathematics Curriculum
Cultura profissional
Professional culture
Issue Date: 2010
Publisher: FISEM
Citation: Ponte, J. P. (2010). Explorar e investigar em Matemática: Uma actividade fundamental no ensino e na aprendizagem. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática (ISSN: 1815-0640), 21, 13-30.
Abstract: Investigar, ensinar e aprender são actividades que podem estar presentes, de forma articulada, no ensino-aprendizagem da Matemática e na actividade profissional do professor. Para isso, é necessário conceber tarefas que possam ser o ponto de partida para investigações e explorações matemáticas dos alunos e discutir o modo como podem ser trabalhadas na sala de aula. Recorrendo a exemplos de actividades realizadas por professores de Matemática portugueses, analiso a actividade de aprendizagem suscitada por tarefas deste tipo e discuto as respectivas potencialidades. Finalmente, refiro as condições respeitantes à cultura profissional dos professores que podem favorecer uma actividade de investigação sobre a sua própria profissional, com relevo para a colaboração e a dimensão associativa.
Researching, teaching and learning are activities that may be present, in coordination, teaching and learning of mathematics in the work of the teacher. Therefore, it is necessary to design tasks that may be the starting point for mathematical investigations and explorations of the students and discuss how they can be worked in the classroom. Drawing on examples of activities carried out by Portuguese teachers of mathematics by examining the activity of learning raised by such tasks and discuss their potencial. Finally, I refer to conditions relating to the professional culture of teachers who can promote the research activity on their own training, with an emphasis on collaboration and associative dimension.
Peer Reviewed: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/3043
ISSN: 1815-0640
Appears in Collections:IE - GIDM - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
10-Ponte-Union_21.pdf371.24 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE