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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3044

Título: Papel do contexto de aprendizagem na resolução de problemas em ciência
Autor: Fiúza, Edite Maria Penha Franco, 1963-
Orientador: Oliveira, Maurícia Maria Marques Mano de, 1951-
Palavras-chave: Psicologia da aprendizagem
Didáctica das ciências
Resolução de problemas
Pensamento crítico
Educação dos pais
Nível de ensino
Teses de doutoramento - 2011
Issue Date: 2010
Resumo: A dificuldade revelada por parte de alunos que a médio prazo serão integrados no mercado de trabalho ou em carreiras académicas em usar o conhecimento adquirido nas aulas de ciências para abordar problemas da vida real tem sido imputada ao uso habitual de exercícios estereotipados e de foro académico em sala de aula, bem como ao nível educacional dos pais. Esta investigação que compreende duas partes, cada qual envolvendo uma amostra diferente de alunos de ciências do 10º ano de escolaridade, foi desenvolvida com a finalidade de contrastar um contexto de aprendizagem baseado em actividades com a natureza de problemas da vida real com outro baseado em exercícios académicos, atendendo simultaneamente ao nível educacional dos pais. A primeira parte do estudo consistiu na concepção e no desenvolvimento de seis actividades de resolução de problemas para implementar em sala de aula. A segunda, visou averiguar a influência da natureza das actividades no desempenho na resolução de problemas e no nível de pensamento crítico, averiguar a influência moderadora do nível educacional dos pais e ainda, identificar as capacidades do pensamento crítico usadas pelos alunos nos dois contextos de aprendizagem. Os dados foram colhidos usando como principais instrumentos duas das actividades concebidas e avaliadas na primeira parte do estudo, o teste de pensamento crítico de Cornell (nível X) e um questionário acerca do nível educacional dos pais. As hipóteses foram testadas com recurso a ferramentas estatísticas de análise adequadas e disponibilizadas no programa SPSS 17.0. Em termos das hipóteses nulas formuladas a fim de operacionalizar o estudo é possível rejeitar que a natureza das actividades não influencia o desempenho na resolução de problemas. Com base nos resultados, teceram-se conclusões e adiantaram-se implicações para as práticas docentes, para a investigação educacional e para a formação de professores.
The difficulty showed by pupils that will be in the job market or in academic careers in a few time on using the knowledge learned in science classroom to solve real life problems is a fact that have been attributed to the use of stereotyped, academic exercises in the classroom context, as well as to the parents’ educational level. The study was conducted in two parts, each one conducted with a different sample of tenth grade science pupils, having the purpose of comparing a learning context based in real life problem solving activities with another one based in academic exercises. The parents’ educational level was taken into account. During the first part were conceived and developed six problem solving activities to implement in the classroom. The second one was conducted to find out if the nature of the activities influences the performance on problem solving and the critical thinking level, the role fulfilled by the parents’ educational level and yet, to identify the critical thinking skills that pupils use in each one of the two learning contexts. Data was collected using as main instruments two activities conceived and assessed in the first part of the study, the Cornell Critical Thinking Test (Level X) and a questionnaire about the parents’ educational level. Appropriated statistical tests available in the programme SPSS 17.0 were used to treat data. Concerning the several null hypotheses stated in the study, results allow us to reject that the nature of the activities does not influence the performance on problem solving. Conclusions and implications for teacher practices, for research and for teacher education were drawn.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/3044
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