Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3054
Título: A produção portuguesa de obras de embutidos de pedraria policroma (1670-1720)
Autor: Coutinho, Maria João Fontes Pereira, 1975-
Orientador: Serrão, Vítor, 1952-
Grilo, Fernando, 1962-
Palavras-chave: Embutidos de pedra - Lisboa (Portugal) - séc. 17-18
Artes decorativas - Portugal - séc.17-18
Barroco - Portugal
História da arte - Portugal - séc.17-18
Teses de doutoramento - 2011
Data de Defesa: 2010
Resumo: A tese que aqui se apresenta aborda a temática da produção portuguesa, de obras de pedraria policroma, de finais de Seiscentos e de inícios de Setecentos, onde se inscrevem os trabalhos de ―embutido fino‖. Essa manifestação artística revela, por cotejamento com outras idênticas que nessas datas floresciam em distintos pontos da Europa, afinidades técnicas, plásticas e tipológicas. Todavia, foi o talento riscador de artistas portugueses, assim como a mestria daqueles que souberam interpretar os debuxos, adequando-o ao espaço cultual nacional, que lhe inculcam traços próprios. Tais aspectos, de maior relevo no nosso entender, são evidenciados na biografia de alguns desses artistas, bem como no entendimento da obra, cujas circunstâncias de construção, são aqui aprofundadas. A reconstituição do panorama artístico da Lisboa barroca, onde estes trabalhos tiveram lugar é igualmente relevante para a compreensão da obra no seu todo, e, particularmente, para o entendimento dos programas decorativos e soluções iconográficas, que lhe deram forma.
This doctoral thesis is dedicated to the Portuguese production of marble inlay at the end of the sixteenth century and at the beginning of the seventeenth. This art reveals technical, plastic and typological affinities when compared with similar ones of the same period in Europe. However was the special talent of the Portuguese designers and master masons in their attempt to adequate this art to the national sacred interiors of the temples that made it so remarkable. This major points are enhanced in the biography of some of those artists and in the understanding of this art, whose constructive circumstances we address in this study. The reconstitution of the artistic scenery of the city of Lisbon in the baroque age, place where this works of marble inlay were produced, is equally relevant for the understanding of this art and particularly of its decorative and iconographic solutions that shaped it.
Descrição: Tese de doutoramento, História (Arte, Património e Restauro), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/3054
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