Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/30570
Título: A educação geográfica e o desenvolvimento de competências de pesquisa no secundário: uma experiência didática
Autor: Coscurão, Ricardo Alexandre Cipriano
Orientador: Nunes, Sérgio Claudino Loureiro
Palavras-chave: Competências
Pesquisa
Educação geográfica
Experiências de aprendizagem
Diversificação
Data de Defesa: 2017
Resumo: Na sociedade da informação em que vivemos, a educação deve apostar no desenvolvimento das competências de pesquisa fundamentais para o sucesso do percurso académico (o ensino superior mobiliza cada vez mais alunos) e profissional dos mais jovens. A presente investigação centra-se, assim, no contributo da educação geográfica para a mobilização de competências de pesquisa, no contexto específico de uma sequência letiva na disciplina de Geografia A, lecionada junto de uma turma do 11º ano de escolaridade. A experiência privilegiou a implementação de experiências de aprendizagem diversificadas, o que permitiu verificar que estes alunos recorrem, mais frequentemente, a motores de busca na Internet, quando necessitam de realizar pesquisas. Apesar de demonstrarem mais interesse e facilidade neste tipo de pesquisa, ficou patente que os alunos podem, ainda, aperfeiçoar procedimentos neste âmbito, por exemplo, ao nível da recolha e tratamento de dados estatísticos, para além de se revelar fundamental uma maior atenção às questões relacionadas com a credibilidade e rigor da informação. No final desta experiência, de dimensão limitada, as competências de pesquisa dos alunos envolvidos não melhoraram imediata e exponencialmente. No entanto, estes tiveram a oportunidade de contactar com informações diversas, oriundas de fontes também variadas e, em relação a algumas das mesmas, estavam pouco familiarizados ou nunca as tinham utilizado. Esta experiência pode ser encarada com um passo a ter em conta, num processo mais amplo e contínuo, cuja continuação constitui um desafio para os alunos e para a escola, em sentido amplo. De igual modo, fica patente que a educação geográfica pode contribuir para a mobilização das competências de pesquisa dos alunos, também pelas atividades diversificadas que consegue promover, o que a valoriza enquanto saber disciplinar.
In the information society in which we live, education must focus on the development of research skills that are essential to the success of the academic (higher education mobilizes more and more students) and professional journey of the younger generation. The present research focuses on the contribution of geographic education to the mobilization of research skills, in the specific context of a sequence in Geografia A, taught to a class of the eleventh year of schooling. The experience privileged the implementation of diversified learning experiences, which made it possible to verify that these students are more likely to use Internet search engines when they need to conduct research. Although they show more interest and ease in this type of research, it is clear that students can further improve procedures in this area, for example, in the collection and processing of statistical data, and in the attention to credibility and accuracy of information. At the end of this experience, of limited size, the research skills of the students involved did not improve immediately and exponentially. However, they had the opportunity to contact with different information, from different sources and, for some of them, were unfamiliar or had never used them. This experience can be seen as a step forward in a broader and more continuous process, whose continuation is a challenge for the students and the school in a broad sense. Likewise, it is clear that geographic education can contribute to the mobilization of students research skills, also by the diversified activities that can promote, which values it as a disciplinary knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/10451/30570
Designação: Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:IGOT - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TM_igotul009654.pdf7,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.