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Título: Construção de si como profissional e a prática do cuidado : um estudo biográfico de dois enfermeiros que cuidam de pessoas com dependência no domicílio no âmbito dos programas de cuidados continuados
Autor: Garcia, Maria de Lurdes Medeiros, 1964-
Orientador: Couceiro, Maria do Loreto Paiva
Palavras-chave: Enfermeiros
Autoformação
Cuidados continuados
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: O novo perfil demográfico e epidemiológico, consubstanciado no envelhecimento da população e o aumento das doenças crónicas, com o consequente reflexo no aumento de pessoas em situação de dependência, condiciona as respostas do sistema de saúde. Em Portugal têm sido criados mecanismos legais que visam implementar no terreno respostas para, numa conjugação de esforços, fazer face a uma realidade complexa e cada vez mais frequente. Os programas de Cuidados Continuados visam o cuidado global e o reforço das capacidades e competências das famílias para lidar com situações de dependência, privilegiando a prestação de cuidados no domicílio. Este trabalho de investigação situa-se no campo das Ciências da Educação, na área de educação intercultural, e procura compreender o processo de formação de dois enfermeiros que se tornaram pessoas de referência nos cuidados prestados a pessoas em situação de dependência no domicílio, no âmbito dos programas de Cuidados Continuados. Para abordar esta temática complexa optou-se por desenvolver um quadro conceptual sobre os conceitos de formação e de cuidar, ambos numa perspectiva sistémica e global. Uma abordagem compreensiva, global, que permitisse compreender como cada um se forma e qual o sentido que atribui ao que viveu, surgiu naturalmente e assim, em coerência com a problemática do estudo, optou-se por uma abordagem de natureza biográfica. Partindo de duas narrativas, constatou-se a importância que as experiências nos diferentes contextos da vida têm para o sujeito se tornar o enfermeiro que é. Este trabalho põe também em evidência o modo como o contexto profissional contribuiu para essa construção, numa relação íntima entre cuidar e formação. Permitiu ainda evidenciar como o processo reflexivo e o conjunto de tomada de decisões atravessam todos os contextos da vida dos sujeitos, numa busca de sentido e em que formar-se é cuidar da sua existência, evidenciando assim um percurso de autoformação.
The new demographic and epidemic profile, given the population aging and the increase of chronic diseases, with consequences the increase of people in dependence situation, conditions the answers of the health system. In Portugal, legal mechanisms have been created seeking to implement answers, conjugating efforts to face a more and more frequent complex reality. The main objective of the programs of Continuous Cares is the global care and the reinforcement of the capacities and competences of the families to work with dependence situations, privileging the home care. This research is in the field of the Sciences of the Education, in the area of intercultural education, and tries to understand the formation process of two nurses that became a reference in the care rendered to people in dependence situation at home, in the context of the programs of Continuous Cares. To analyze this complex subject, I opted to develop a conceptual framework of the formation concepts and of the caring, both in a systemic global and systemic perspective. A comprehensive and global approach, that allows understanding how each professional is formed, and the mining he/she gives to the living experience, naturally appeared. Hence, in coherence with the study object, I opted for a biographical method. Starting with two narratives, I concluded that the experiences in the different contexts of life are important to the nurse individual to become what he/she is as a professional. This research also puts in evidence the way how the professional context contributed to that construction, in an intimate relationship between caring and formation. Finally, this research puts in evidence how the reflexive process and the set of decisions influence the living contexts of the individuals, in a search for meaning in which formation is to take care of his/her existence, giving evidence to a self-directed learning.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação intercultural), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10451/3073
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

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