Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3078
Título: Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
Autor: Ponte, João Pedro da
Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
Palavras-chave: Formação inicial
Preservice teacher education
Professores de Matemática
Mathematics Teacher
TIC
ICT
Interacção virtual
Virtual interaction
Data: 2004
Editora: Universidade Aberta
Citação: Ponte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2004). Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores. Discursos, 2, 135-158.
Resumo: Este artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/3078
ISSN: 0872-0738
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
04-Ponte-etc-_TIC-Estagio__Discursos_.pdf150,15 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.