Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/3078
Title: Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores
Authors: Ponte, João Pedro da
Oliveira, Paulo
Varandas, José Manuel
Oliveira, Hélia
Fonseca, Helena
Keywords: Formação inicial
Preservice teacher education
Professores de Matemática
Mathematics Teacher
TIC
ICT
Interacção virtual
Virtual interaction
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Aberta
Citation: Ponte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2004). Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores. Discursos, 2, 135-158.
Abstract: Este artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/3078
ISSN: 0872-0738
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
04-Ponte-etc-_TIC-Estagio__Discursos_.pdf150,15 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.