Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/3078
Título: | Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores |
Autor: | Ponte, João Pedro da Oliveira, Paulo Varandas, José Manuel Oliveira, Hélia Fonseca, Helena |
Palavras-chave: | Formação inicial Preservice teacher education Professores de Matemática Mathematics Teacher TIC ICT Interacção virtual Virtual interaction |
Data: | 2004 |
Editora: | Universidade Aberta |
Citação: | Ponte, J. P., Oliveira, P., Varandas, J. M., Oliveira, H., & Fonseca, H. (2004). Explorando o papel da interacção virtual na formação inicial de professores. Discursos, 2, 135-158. |
Resumo: | Este artigo analisa o funcionamento de uma componente de supervisão virtual, integrando um fórum de discussão e comunicação por e-mail, no estágio pedagógico de uma Licenciatura em Ensino da Matemática. Trata-se de uma investigação sobre a prática profissional dos respectivos autores que segue uma abordagem qualitativa e interpretativa e é baseada em estudos de caso de estagiários. Os resultados mostram que o dispositivo se revelou de utilidade assinalável para os estagiários com uma atitude mais reflexiva, sendo pouco valorizado pelos restantes. O fórum constituiu um elemento propiciador de reflexões e discussões mas o e-mail só pontualmente serviu para proporcionar apoio clínico aos formandos. O papel do orientador pedagógico no estabelecimento de uma cultura de participação activa no fórum e de utilização fluente do e-mail constitui o ponto mais importante a requerer atenção futura. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/3078 |
ISSN: | 0872-0738 |
Aparece nas colecções: | FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
04-Ponte-etc-_TIC-Estagio__Discursos_.pdf | 150,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.