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Título: Altera pars auditur : the dual influence of the quality of relationships upon positive and negative aspects of coping with stress
Autor: Moreira, João Manuel, 1964-
Orientador: Sarason, Barbara Ryrholm
Palavras-chave: Relações interpessoais
Coping
Stress
Teses de doutoramento - 2003
Issue Date: 2002
Resumo: Os pontos de contacto e a acção conjunta entre variáveis do apoio social e da vinculação constituem os temas principais desta dissertação. Para além disso, ela pressupõe que estes construtos devem ser encarados como qualidades e processos que se manifestam dentro de relações específicas, e não como características dos indivíduos. Uma revisão da literatura mostra como estes domínios teóricos estão relacionados, embora sejam distintos. São sugeridas formas de expandir a compreensão destas relações a nível teórico. Para além disso, conclui-se que a sua influência sobre a adaptação se exerce provavelmente através de uma diversidade de processos em simultâneo e, portanto, deverá variar em função de circunstâncias contextuais. Um estudo empírico levado a cabo com 4 grupos de estudantes de enfermagem em estágios hospitalares mostrou que as medidas aos níveis genérico e específico das relações parecem avaliar diferentes construtos. Os efeitos das variáveis da qualidade das relações sobre a adaptação pareciam muito mais modestos quando avaliados no contexto de outras variáveis em modelos LISREL do que em simples análises de regressão-correlação. O mesmo acontecia com outros tipos de variáveis. Os aspectos positivos das relações tinham efeitos significativos, embora indirectos, sobre a Emocionalidade Positiva. Era o caso, nomeadamente, da qualidade da relação com a mãe, bem como da relação com um parceiro romântico, amigo, irmão ou irmã, e para o Conforto com a Proximidade (genérico) e a Auto-Confiança, com um percurso mediador passando por formas positivas de coping. Por outro lado, apenas o Conflito nas relações aumentava a Emocionalidade Negativa, através de um aumento da percepção de stress. Não foi encontrado nenhum efeito do locus de controlo. Finalmente, constatou-se que diferentes parâmetros ou mesmo modelos seriam necessários para os dois sexos e para as diferentes escolas, sugerindo que as variáveis contextuais desempenham um papel importante na determinação da forma assumida pelos processos envolvidos no lidar com o stress, bem como no papel que neles desempenha a qualidade das relações.
The connections and joint action between social support and attachment variables are the main themes of this dissertation. In addition, it assumes that these constructs should be seen as qualities and processes manifest within specific relationships, and not as individual characteristics. A review of the literature shows that the two theoretical domains are related, though distinct, and ways to expand theoretical understandings of these relationships are suggested. In addition, it is concluded that their influence upon adaptation is probably exerted through a variety of simultaneous processes, and should therefore vary according to contextual circumstances. An empirical study carried out with 4 groups of nursing students undergoing hospital internship experiences showed that measures at generic and relationship-specific levels seemed to tap different constructs. The effects of relationship quality variables upon adaptation appeared much more modest when examined in the context of other variables within LISREL models than in simple regression-correlation analyses. The same was true of other types of variables. Positive aspects of relationships had significant, though indirect, effects upon Positive Emotionality. This was namely the case for the quality of relationship with mother and with a significant romantic partner, friend, or sibling, and for generic Comfort with Closeness and Self-Reliance, with a mediating path going through positive forms of coping. On the other hand, only relationship Conflict increased Negative Emotionality, by means of an increase in stress perceptions. No effect of locus of control variables was found. Finally, it was found that different parameters or even models would be required for different genders and schools, suggesting that contextual variables play an important role in determining the form taken by processes involved in coping with stress, and the role played in them by the quality of relationships.
Descrição: Tese de doutoramento em Psicologia (Psicologia Geral), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2003
URI: http://hdl.handle.net/10451/3092
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