Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/30991
Título: De Navigatione Libri Tres
Outros títulos: Sobre a navegação. Três livros. Em que se explicam as disciplinas matemáticas: agora publicados por Diogo de Sá, Cavaleiro Português. Em Paris, na tipografia de Regnault Chaudière e Claude, seu filho. 1549. Com o privilégio do Rei.
Autor: Sá, Diogo de
Espírito Santo, Arnaldo
Gomes, Ana Cristina Costa
Data: 2017
Editora: Academia de Marinha / Centro de Estudos Clássicos
Citação: SÁ, Diogo de - De Navigatione Libri Tres = Sobre a navegação. Três livros. Em que se explicam as disciplinas matemáticas: agora publicados por Diogo de Sá, Cavaleiro Português. Em Paris, na tipografia de Regnault Chaudière e Claude, seu filho. 1549. Com o privilégio do Rei. A. Espírito Santo (edição crítica do texto latino, tradução e notas), A. C. C. Gomes (introdução), Lisboa: Academia de Marinha / Centro de Estudos Clássicos, 2017. ISBN 978-972-9376-43-6
Resumo: O valor histórico da obra De Navigatione, publicada em Paris em 1549 e dedicada ao rei D. João III, tem dois propósitos: por um lado, ser um tratado da Arte de Navegar que apresenta a navegação que os portugueses praticam e a defende, com os seus conhecimentos e técnicas, «como a mais verdadeira»; por outro lado, tomando posição no debate renascentista sobre o lugar da matemática na demonstração científica, mostrar a sua subordinação à filosofia. O que ressalta do diálogo entre a Filosofia e a Matemática é o confronto ou choque de vias de conhecimento antagónicas entre a sabedoria prática de um homem do mar, o humanista Diogo de Sá, e a sabedoria teórica e de gabinete do cosmógrafo Pedro Nunes. A sua edição e tradução para português, analisada à distância de quase 500 anos, tem assim como principal finalidade a disponibilização deste texto à comunidade científica, já que o estudo da argumentação usada por Diogo de Sá, merecedora da maior atenção, tem sido ignorada, por não estar disponível numa edição moderna e em tradução.
URI: http://hdl.handle.net/10451/30991
ISBN: 978-972-9376-43-6
Aparece nas colecções:FL - CEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Espírito Santo-Costa Gomes.2017_De Navigatione.pdf3,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.