Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/31257
Título: Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores
Autor: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cabrito, Belmiro Gil
Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente
Projetos educativos
Formação contínua de professores
Formação contínua centrada na escola
Data: Dez-2017
Editora: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança
Citação: Mucharreira, P. R., Cabrito, B. G., & Costa, F. A. (2017). Projeto educativo e desenvolvimento profissional docente na perspetiva dos seus atores. Eduser - Revista de Educação, 9(2), 15-27.
Resumo: O presente artigo apresenta resultados parciais de uma investigação em torno do papel da formação contínua, centrada na escola, no desenvolvimento profissional docente. A investigação decorreu numa escola privada nos arredores de Lisboa, em Portugal. Em termos metodológicos, recorreu-se a entrevistas semiestruturadas a 20 indivíduos que se consideraram informanteschave, como professores, chefias de topo e intermédias, bem como formadores internos e externos. Neste artigo, salientam-se as evidências resultantes de três associações livres de ideias. As principais conclusões da investigação apontam no sentido de uma valoração do conhecimento profissional prévio e do trabalho em equipa enquanto facilitadores do desenvolvimento profissional docente, para além de, ao nível das consequências do desenvolvimento profissional docente, as conceções dos respondentes terem colocado particular ênfase na inovação e na melhoria das práticas docentes, com um benefício indireto para as aprendizagens dos alunos.
This article presents partial results from a study focusing on the role of school-based teacher training in teachers’ professional development. The investigation was carried out in a private school on the outskirts of Lisbon, in Portugal. In methodological terms semi-structured interviews were applied to 20 individuals who were considered key informants, such as teachers, top and middle leaders, as well as internal and external trainers. In this article, we highlight the evidences resulting from three free associations of ideas. The main conclusions of the study point towards a valuation of previous professional knowledge and teamwork as facilitators of teacher professional development. In terms of the consequences of teacher professional development, the concepts held by the respondents have placed particular emphasis on innovation and improvement of teaching practices, with an indirect benefit to students' learning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/31257
ISSN: 1645-4774
Versão do Editor: https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/98
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Paper_Revista_EDUSER_IPB_2017_Mucharreira_Cabrito_Costa.pdf276,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.