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Title: Entre Bruxelas e Lisboa : a europeização das políticas educativas no Programa Novas Oportunidades
Authors: Marques, Marcelo Cordeiro, 1987-
Advisor: Alves, Natália, 1958-
Keywords: Formação de adultos
Políticas educativas
Estratégia de Lisboa
Programa Novas Oportunidades
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: A presente investigação tem como objectivo explorar as relações existentes entre a União Europeia e o Estado português na criação e implementação do Programa Novas Oportunidades. Para o efeito, consideramos que estamos a presenciar a criação de uma nova ordem educativa mundial, onde o nosso objecto de estudo se inscreve. Para compreendermos o que está na origem destes processos, afiliamos a nossa investigação à abordagem, agenda globalmente estruturada para a educação, que permitindo perceber a forma como o fenómeno de globalização se relaciona com a educação, assim como as novas articulações e desígnios que constroem um novo mandato para a educação. Assim, compreendemos que o processo de construção de políticas educativas é, na actualidade, partilhado por um conjunto de actores, dos quais se destacam as organizações internacionais, a União Europeia, e os próprios Estados. Neste processo de transferência de autoridade nacional para instâncias internacionais, descobrem fortes processos de regulação transnacionais e nacionais, que moldam e adequam os sistemas educativos aos imperativos económicos globais. Partindo desta conjuntura, construímos um dispositivo metodológico que nos permitiu proceder à análise documental qualitativa dos discursos que norteiam a acção da Estratégia de Lisboa e do Programa Novas Oportunidades, com o objectivo de desconstruir os argumentos que legitimam a sua acção, e descobrir elementos ideológicos e racionalidades estratégicas, que estão na origem desta nova ordem educativa mundial. Sendo o Programa Novas Oportunidades, uma das medidas políticas para jovens e adultos pouco escolarizados com mais visibilidade em Portugal, e estando este inserido num projecto europeu para a competitividade e desenvolvimento económico europeu, tentámos identificar e perceber as relações que se estabelecem, enquadrando-as num contexto de governação e regulação transnacional.
This research aims to explore the relationship between the EU and the Portuguese State in the creation and implementation of the New Opportunities Program. To this end, we believe that we are witnessing the creation of a new worldwide educational order, where our object of study fits. To understand what is behind these processes, our research affiliate of the approach, globally structured agenda for education, which allows understanding how the phenomenon of globalization is related to education, as well as new joint designs and building a new mandate for education. Thus, we understand that the process of constructing educational policies is, at present, shared by a set of actors, among which are international organizations, the European Union and the States themselves. In this process of transfer the national authority to international bodies, they find strong processes of national and transnational regulation, which shape and fit the educational systems to the global economic imperatives. From this juncture, we construct a methodological device that allowed us to analyze qualitative document discourses that guide the action of the Lisbon Strategy and New Opportunities Program, in order to deconstruct the arguments that legitimize their actions and finding ideological elements and strategic rationalities, which are the source of this new worldwide educational order. As the New Opportunities Program, one of the policy measures for under schooled youth and adults with more visibility in Portugal, and the latter being inserted in a European project for European competitiveness and economic development, we tried to identify and understand the relationships established, fitting them in a context of governance and transnational regulation.
Description: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/3134
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